Muda a maneira como pensas, muda a tua vida
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7
Tu não plantas sementes de maçã e obténs tomates.
Da mesma forma, não plantas amargura e obténs amor. Não plantas críticas e depois recebes o incentivo de outras pessoas.
Gálatas 6:7 diz: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”
Lê novamente: “… tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”. Se plantares no solo da tua natureza pecaminosa, colherás destruição. Mas se plantares no solo da sua natureza espiritual, colherás verdadeira vida.
Deus tem dito há milhares de anos que os nossos pecados podem afetar as gerações futuras. Por exemplo, quando estás com raiva e perdes a paciência com os teus filhos, estás a prepará-los para perderem a paciência com os filhos deles. Os pecados são perpetuados nas famílias, possivelmente durante várias gerações. Tal não funciona apenas de forma relacional e ambiental, como também funciona fisicamente. Agora sabemos que o teu cérebro pode realmente ser alterado por comportamento repetitivo, para o bem ou para o mal.
Todo o mundo costumava pensar que o cérebro era praticamente imutável quando eras adolescente. Agora sabemos sobre a plasticidade cerebral e como o teu cérebro pode continuar a ser moldado durante o resto da vida.
É bom saber isto! Isso significa que se o teu cérebro foi naturalmente moldado para a depressão, o temperamento explosivo ou a ansiedade, o mesmo pode mudar.
Mas precisas de mudar a tua maneira de pensar. A Bíblia refere-se a isso como arrependimento ou mudança de ideia. Podes mudar de ideia e, quando o fazes, isso muda a maneira como te sentes. E quando mudas a maneira como te sentes, isso muda a maneira como ages.
Então, planta na tua natureza espiritual e observa que frutos incríveis Deus colherá na tua vida.
REFLEXÃO
- De que formas específicas notaste em ti mudança de comportamento devido à maneira como escolheste pensar sobre algo?
- Que escolhas negativas viste perpetuadas na tua família? O que podes fazer para quebrar esses ciclos?
- Como os teus sentimentos determinam as tuas ações?
- R.W.