O teu pecado nunca é privado
“Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.” Romanos 14:7
O pecado pode ser secreto, mas nunca é privado. Será divulgado agora, aqui na Terra, ou no Dia do Julgamento, mas será conhecido.
Números 32:23 é um dos versículos mais assustadores da Bíblia: “… sentireis o vosso pecado, quando vos achar.”
Outra razão pela qual o pecado nunca é privado é porque tudo o que fazes, bom ou mau, afeta outras pessoas – mesmo que elas não saibam o que está a acontecer.
Se alguém próximo de ti ficasse acordado a noite toda fazendo coisas realmente imorais e depois te visse pela manhã, notarias que algo estava errado. Podes não saber o que aconteceu, mas o resultado do pecado da pessoa é óbvio na maneira como ela se comporta. Muito poucas pessoas poderiam agir como se nada tivesse acontecido.
Nem precisa de ser um grande pecado que cometas. Pode ser o pecado de omissão. Se tens um tempo regular de silêncio com Deus e depois passas alguns dias sem passar tempo na presença de Deus, provavelmente haverá uma diferença em como reages com as pessoas e as circunstâncias. Isso porque quando não estás ligado, não tens poder espiritual para combater o pecado.
A Bíblia diz em Romanos 14:7: “Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.”
Muitas pessoas dirão: “O que eu faço com a minha vida não é da conta de ninguém. Contanto que eu não esteja a magoar ninguém, porque alguém se deveria importar?” Mas estás a magoar outras pessoas. Deus criou-nos para sermos pessoas ligadas, e o que fazemos e dizemos tem sempre efeito sobre os outros.
O pecado afeta-te de maneiras que nem percebes, e depois as tuas ações afetam outras pessoas. Quando pecas, isso separa-te do poder de Deus e afasta-te do teu potencial. Limita o bem que podes fazer e o impacto que podes causar.
Não é triste pensar no que tu e os outros estão a perder quando não estão no melhor que Deus lhes deu? Só há uma maneira de superares o pecado que te impede e fere os outros: confessá-lo e deixá-lo.
REFLEXÃO
- Como ages e pensas de maneira diferente quando tem pecados não confessados?
- Como confessar o teu pecado te aproxima do Senhor?
- Que pecado na tua vida precisa de ser confessado e deixado? Como achas que isso pode estar a afetar outras pessoas?
- R.W.