É hora de começares a duvidar das tuas dúvidas
"Do pecado, porque não crêem em Mim.” João 16:9
Na raiz de todo pecado jaz pelo menos uma dúvida momentânea sobre Deus.
Em João 16:9 o Senhor Jesus Cristo diz: “O pecado do mundo é não crer em Mim.” (TLB). A raiz de todo o pecado é quando não crês que o Senhor Jesus Cristo é quem Ele diz ser ou que Ele fará o que diz que fará.
Eis algumas emoções que podes procurar e que podem ajudar-te a saber quando estás a duvidar de Deus.
Quando ficas com medo ou ansioso, muitas vezes isso revela a tua descrença nas muitas promessas de Deus. Se as reivindicares, verás os teus níveis de medo e ansiedade diminuirem. É a melhor apólice de seguro do mundo.
Quando ficas impaciente, isso revela a tua dúvida quanto ao tempo perfeito de Deus. Deus tem um plano para a tua vida, mas Ele nunca tem pressa. É fácil esqueceres isso quando queres que as coisas aconteçam no teu próprio tempo – então resolves o problema com as tuas próprias mãos, em vez de esperares em Deus.
Quando ficas ressentido ou amargo, isso revela a tua dúvida sobre a sabedoria de Deus. Deus é sábio, bom e amoroso. Mas quando as coisas não acontecem como planeias ou desejas, achas que Ele estragou tudo de alguma forma. E não crês que Ele possa tirar o bem do mal.
Quando permaneces com sentimentos de culpa, isso revela a tua descrença no perdão de Deus. Por quanto tempo um seguidor do Senhor deve se sentir culpado? Cerca de um segundo - o tempo que leva a confessar um pecado. Se carregas culpa, significa que não consegues perdoar-te porque não crês que Deus te perdoou.
Quando te sentes inadequado, isso revela a tua dúvida sobre o poder de Deus. Deus disse que o Seu poder revela-se melhor na tua fraqueza. Mas quando não crês nisso, tal mostra que achas que o poder deveria vir apenas de ti mesmo. Se pensas assim, ficarás sempre desiludido.
Queres reverter esses sentimentos de medo, impaciência, ressentimento, culpa e inadequação? Então precisas de começar a duvidar das tuas dúvidas.
Se crês na Palavra de Deus, podes confiar no que ela diz sobre Deus e na maneira como Ele Se sente a teu respeito e cuida de ti. Podes confiar que Deus cumpre as Suas promessas, no tempo perfeito, é sábio, perdoa-te e opera poderosamente através de ti.
REFLEXÃO
- O que podes fazer para te lembrar da verdade de Deus quando começas a duvidar?
- Nos últimos meses, as tuas dúvidas sobre Deus aumentaram ou diminuíram? Porque achas que é assim?
- Qual o pecado que é a tua maior luta? O que isso revela sobre a tua incredulidade?
- R.W.