Sem amor, estás a desperdiçar o teu tempo
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine.” 1 Coríntios 13:1
Fomos colocados aqui na Terra para aprender a amar a Deus e aos outros. O amor é o nosso maior objetivo na vida.
Nos primeiros versículos de 1 Coríntios 13, a Bíblia deixa claro porque o amor é o valor mais importante:
Sem amor, tudo o que dizes é ineficaz. “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine.” (1 Coríntios 13:1). Palavras sem amor são apenas ruído. As pessoas ressentem-se e rejeitam palavras sem amor. Mas elas ouvirão e responderão às palavras proferidas com amor.
Sem amor, tudo o que conheces fica incompleto. “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência,… e não tivesse amor, nada seria.” (1 Coríntios 13:2). O mundo está a explodir com informação e conhecimento, mas muitos dos nossos problemas mais básicos não estão a ser resolvidos. Isso porque o mundo realmente não está em busca de mais conhecimento; o mundo está à procura de amor.
Sem amor, tudo o que acreditas é insuficiente. “ …ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria” (1 Coríntios 13:2). Muitas pessoas têm a ideia errada de que ser Cristão é apenas crer em certas verdades e doutrinas. Mas amas o Senhor Jesus Cristo? Percebes que Ele te ama? Cristianismo é experimentar o amor que o Senhor Jesus Cristo tem por ti e aprenderes a amar como Ele.
Sem amor, tudo o que dás é insignificante. “E, ainda que distribuísse toda a minha fortuna, para sustento dos pobres,… e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” (1 Coríntios 13:3 NVI). Existem todos os tipos de motivações para dar, incluindo obrigação, prestígio ou culpa. Só porque dás não significa que estejas a fazer isso com amor. Tu podes dar sem amar, mas não podes amar sem dar.
Sem amor, tudo o que realizas é inadequado. “… ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” (1 Coríntios 13:3). Tu podes ter todos os tipos de grandes realizações. Podes até sacrificar a tua vida pela maior causa do mundo – o Reino de Deus – mas sem amor, é um esforço desperdiçado.
Tu podes ter a eloquência de um orador, o conhecimento de um génio, a fé de um milagreiro, a generosidade de um filantropo e a dedicação de um mártir. Mas se não amas, isso não conta.
A boa notícia é que podes amar os outros porque Deus te amou primeiro. Ao viveres dentro do Seu amor, o Senhor Jesus Cristo diz que te ajudará a amar os outros. Quando te aproximas d’Ele, a tua capacidade de amar aumentará – Ele possibilita que vivas a chamada para amar os outros.
REFLEXÃO
- Porque as pessoas geralmente ouvem e respondem melhor quando falamos com elas com gentileza, humildade e amor?
- Qual é a tua maior motivação para ofertar? Qual é a tua maior motivação para doar à tua causa favorita ou organização sem fins lucrativos?
- Qual é a maior diferença entre alguém cujas realizações são marcadas pelo amor e alguém que não é marcado pelo amor?
- R.W.