A vida no limite
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. – Filipenses 4:8
Já chegaste a casa às 23h30, para um toque de recolher à meia-noite? Não é provável. Quando adolescente, lembro-me de esperar na escada da frente até às 23h59, antes de entrar. Quando temos oportunidade, parece ser da nossa natureza forçar os limites ao máximo. Talvez já tenhas feito esta pergunta antes: até que ponto é longe demais? Quanto barulho posso fazer até levar a minha mãe ao limite? Quão rápido para além do limite de velocidade posso conduzir antes de a polícia me mandar parar? Quanto posso trapacear antes de ser apanhado?
Gostamos de viver no limite. O problema é que quando vivemos a vida perto do limite, podemos ir longe demais antes de percebermos. É como conduzir numa estrada sinuosa na montanha. Em muitas delas, ao te aproximares da berma, encontrarás uma série de sulcos de alerta que te alertarão sonoramente. Os tais estão ali para te lembrar de voltar ao caminho certo. Dirigir à beira de uma estrada é perigoso porque pode ser fácil perderes o controlo e saires dela.
A vida cristã é praticamente a mesma coisa. Eu costumava pensar que algumas das regras da Bíblia eram complicadas. Percebi, no entanto, que são essas mesmas diretrizes – como marcas de alerta numa estrada – que me ajudam a evitar avançar para além do limite e perder o controlo da minha vida. Os mandamentos e princípios de Deus existem para nossa proteção, para que possamos experimentar tudo o que Deus deseja que experimentemos. Normalmente, quando as pessoas perdem o controlo das suas vidas, não foi apenas uma má decisão que as lançou de um abismo moral, mas uma série de más decisões ao longo do caminho. As Escrituras, o Espírito Santo e os nossos irmãos e irmãs em Cristo ajudam a fornecer-nos os alertas e as grades de proteção que precisamos para nos impedir de avançar para fora de controlo e ultrapassar o limite.
Agradece a Deus hoje por nos ter dado a ajuda de que precisamos para permanecer no “caminho estreito”.
APROFUNDANDO:
1. Qual é o significado do versículo de hoje, Filipenses 4:8?
2. Ora hoje, pedindo ao Senhor que te mostre quem pode ser um companheiro para caminhar ao teu lado e te ajudar a manter responsável pelos teus pensamentos e ações.
LEITURA ADICIONAL:
Eclesiastes 4:11-13; Tiago 5:13-18; 1 João 3:1-2
Por K. McFadden