Se quiseres crescer, às vezes terás que dizer ‘não’
“Portanto, nós, também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado, que tão de perto nos rodeia, e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.” Hebreus 12:1
A palavra mais importante a lembrares na tua jornada espiritual pode ser surpreendente: “Não”.
A tua jornada de fé é longa. Muitas pessoas começam fortes, mas desistem antes do fim. Deus quer que vás longe.
A tua vida espiritual é como uma maratona – e não podes correr uma maratona com uma barra nas mãos. Na verdade, muitas vezes as pessoas desistem cedo da jornada de fé porque tudo o que carregam as desgasta.
Então, para correres bem a tua corrida espiritual, precisas de te organizar.
Considera estas imagens:
No meio do oceano, um navio de cruzeiro pode chegar bem rápido. Mas se lhe adicionarmos cem botes salva-vidas, a velocidade diminuirá.
Liga uma bateria a uma lâmpada e ela durará muito tempo. Liga-a a 15 e ela esgotará rapidamente. Liga-a a 100 e ela esgotará ainda mais rapidamente.
É isso que acontece contigo quando tentas fazer demais. Precisas de aprender a dizer “não” a algumas coisas que são boas porque te impedem de dar o teu melhor.
Hebreus 12:1 diz: “deixemos todo o embaraço”.
Esses pesos não são maus ou pecaminosos. São simplesmente desnecessários. Um peso na tua vida pode ser um trabalho, um relacionamento ou um hobby. É algo que te atrasa naquilo que Deus quer fazer na tua vida. E não vale a pena.
Considera quais os pesos que te estão a atrasar – e começa a tirá-los hoje!
REFLEXÃO
- Que pesos te estão a atrasar? Quais são as coisas boas que estás a fazer que podem impedir-te de obteres o melhor que Deus tem para ti?
- Porque achas que nos sentimos tão pressionados a dizer “sim” a tudo o que surge no nosso caminho?
- Tenta dizer “não” esta semana a algo com que normalmente concordarias. Que diferença achas que isso fará?
- R.W.