O Céu está a torcer por ti

Astrofísicos portugueses descobrem planeta com condições teóricas para ter  vida — DNOTICIAS.PT

 

     “Portanto nós, também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado, que tão de perto nos rodeia, e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.” Hebreus 12:1

      A vantagem de jogar em casa pode significar tudo no desporto. As equipas que jogam em “casa” costumam ter um histórico muito melhor do que as que jogam fora. Quando uma equipa tem uma claque a torcer por ela, muitas vezes esta consegue superar as suas capacidades.

     A Bíblia diz que tu também tens um público a torcer por ti. Hebreus 12:1 diz: “Portanto nós, também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado, que tão de perto nos rodeia, e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.”

     Nada do que fazes é privado. Tu tens um público [em alegoria]. O Céu está a observar [alegoricamente]. Mas tal não é para te assustar. Deve encorajar-te – porque significa que tens claque [alegórica]. A Bíblia diz que todos no Céu estão a torcer por ti.

     Provavelmente percebes que Deus conhece tudo. A Bíblia diz: “[Os olhos do Senhor] passam por toda a Terra” (2 Crónicas 16:9). O Senhor não perde nada. Ele conhece os teus altos e baixos, cada pensamento que tens, cada preocupação, cada vitória – tudo.

     Mas também estás cercado por “uma enorme multidão de testemunhas da vida de fé”. Moisés está a observar-te [alegoricamente]. Abraão está a observar-te [alegoricamente]. Todo crente que já viveu está nas arquibancadas a observar-te [alegoricamente] a viveres a tua fé.

     E eles estão a torcer por ti. Quando estás com medo, eles torcem [alegoricamente] para que sejas corajoso. Quando queres desistir, eles incentivam-te [alegoricamente] a continuar. Quando te sentes insignificante e esquecido, eles estão ao teu lado [alegoricamente].

     Em algum momento, todos sentem que ninguém acredita neles, como se não conseguissem fazer uma pausa ou fazer nada certo. Quando te sentires assim, lembra-te de que nunca estás sozinho. A tua claque celestial acredita que podes fazer coisas difíceis com a ajuda de Deus.

 

REFLEXÃO

  • Que coisas achas que poderias fazer se realmente acreditasses que havia uma multidão enorme a torcer por ti?
  • Deus sabe tudo sobre ti. Isso assusta-te ou encoraja-te? Porquê?
  • Quem são as pessoas fiéis na tua vida que vieram antes de ti e podem fazer parte da tua claque celestial [alegórica] 

 

R.W.

     Abraão, Moisés, David, são alguns daqueles que fazem parte da grande nuvem de testemunhas que agora nos cercam e nos animam [alegoricamente] a persistir na carreira até o fim, e mais importante, nos provam que a corrida pode realmente ser completada. Podes estar a pensar: “Mas eu não sou nem um pouco parecido com aqueles gigantes do passado — sou apenas um corredor comum, e honestamente eu sou um desastre”, ao que eu responderia: eles eram assim também.

     Noé pode ter construído a arca, mas uma das primeiras coisas que ele faz depois de sair da arca foi fazer vinho e embebedar-se. Abraão foi um cobarde, Sara riu na face de Deus quando ouviu a promessa pela primeira vez, Isaque era pouco masculino, Jacó foi vigarista, Moisés foi um assassino, Gideão precisou de mais um sinal, Barak não faria o que Deus lhe disse a menos que Débora fosse com ele, Sansão foi um pesadelo total, Jefté fez o voto mais tragicamente insensato, David foi um adúltero e um assassino.

     Como vês, a verdade é que esses gigantes da nossa fé falharam tando e foram tão defeituosos quanto tu e eu. A única coisa que com que esses homens e mulheres fossem especiais foi o Deus em quem eles confiaram. Portanto, considera: tu podes não ser David, mas tens o Deus de David e, sinceramente, é tudo o que precisarás. Se notaste a constante repetição do capítulo 11, aprendeste como esses antigos heróis correram: Abraão, Moisés, David e todos os que já correram o fizeram pela fé, e é assim que tu e eu devemos correr também.

     Terminamos com uma citação do puritano Thomas Brooks, para citar um último homem sábio que já faleceu. Ele disse: “A tua vida é breve, os teus deveres são muitos, a tua ajuda é grande e a tua recompensa é garantida; portanto, não desanimes, fica firme e persevera em fazer o que é bom, e no Céu tudo será retificado”.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 14MAR25
Inescusável

Tema abordado por Carlos Oliveira em 14 de março de 2025

Marcio Botas 09MAR25
A importância da Palavra

Tema abordado por Márcio Botas em 09 de março de 2025

Carlos Oliveira 07MAR25
Alcoolismo trágico

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de março de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:1,2

Estudo realizado em 12 de março de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário