Formado de modo terrível e maravilhoso

Medicamentos psicoativos: uma compreensão bíblica – Conexão Conselho Biblico 

 

     “Apesar de ser um crente na dispensação da graça, um dos meus irmãos denunciou recentemente a capacidade da profissão médica de ajudar aqueles que sofrem de doenças mentais. Ele denuncia qualquer forma de medicação. Ele disse que acredita que apenas o nosso querido médico, o Senhor Jesus Cristo, pode curar tais 'defeitos do espírito.' Este homem sofreu terrivelmente durante toda a sua vida. Pode dizer-me, por favor, se esta é a sua crença ou de alguém que entendendo a dispensação da graça, também a endossaria? Ele irá ouvi-lo e eu rogo que nos esclareça a todos.”

      Sob a orientação do Espírito Santo, Paulo instruiu Timóteo:

     “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.” (1Tm 5:23).

     O apóstolo claramente queria que Timóteo usasse um pouco de vinho para fins medicinais, a fim de aliviar os problemas que estava a ter no estômago – e para tratar esta e outras enfermidades. O próprio Paulo foi ministrado por Lucas, “o médico amado”, que cuidou da enfermidade que o apóstolo tinha nos olhos (2 Coríntios 12:7-10; Gálatas 4:13-15 cf. Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11). Também nós deveríamos aproveitar tudo o que estiver à nossa disposição para resolver os problemas de saúde específicos que enfrentamos. Deus deseja que sejamos criteriosos na preservação da nossa saúde.

     Recomendamos enfaticamente que o seu irmão procure atendimento médico o mais rápido possível. Muitas vezes, as mensagens químicas do cérebro simplesmente funcionam mal. Assim como a diabetes, muitos transtornos mentais costumam ser tratados com sucesso usando medicamentos. Isto deve ser feito em conjunto com a assistência de um crente piedoso que possa facultar o apoio espiritual necessário. O conselho da Palavra de Deus nessas ocasiões é indispensável. Com a ajuda de Deus, estamos confiantes de que o seu irmão poderá viver uma vida produtiva e frutífera para o Senhor. O apóstolo diz em 2 Coríntios 1:3:

     “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação.”

     Certamente Deus tem sido misericordioso ao permitir que a ciência médica compreendesse mais plenamente as complexidades do corpo humano, o que é uma demonstração das maravilhas da Sua obra. Portanto, acreditamos que é prudente utilizar esta Sua misericórdia para aliviar a nossa dor e sofrimento. Sem dúvida que é verdade que Cristo ainda é o Grande Médico; e às vezes Ele intervém para curar as nossas enfermidades (Filipenses 2:27). Mas hoje, na dispensação da graça, isso é a exceção, não a regra. Na maioria das vezes, a Sua graça nos basta (2 Coríntios 12:9).

por Paul M. Sadler

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 14FEV25
O fim do mundo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 14 de fevereiro de 2025

José Carvalho 09FEV25
Estás a escutar?

Tema abordado por José Carvalho em 09 de fevereiro de 2025

Carlos Oliveira 07FEV25
Pobre Ziggy!

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de fevereiro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:1

Estudo realizado em 12 de fevereiro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário