Em que obras andar

  

     Todo o verdadeiro crente sabe que somos salvos pela graça por meio da fé, sem quaisquer boas obras (Romanos 4:5; Tito 3:5). Isso não significa, porém, que as boas obras não tenham lugar na dispensação da graça, pois logo após afirmar que somos salvos sem obras (Efésios 2:8,9), Paulo rapidamente afirma que, como novas criaturas em Cristo ( 2 Coríntios 5:17), fomos criados para andar nas boas obras que Ele ordenou para nós (Efésios 2:10). Se já te interrogaste que tipo de obras Deus espera que nos apliquemos (Tito 3:8,14) na nossa caminhada cristã, esperamos que o breve estudo nas Escrituras, a seguir, sobre a frase “boas obras”, te ajude.

 

Para as mulheres

     Para começar, em Atos 9 encontramos Dorcas, uma mulher “cheia de boas obras” (9:36). Ela era evidentemente uma costureira, pois as suas boas obras são mais tarde definidas por uma referência às “túnicas e vestidos que Dorcas fizera” (v. 39). Naqueles dias, poderia ser dito de muitas mulheres virtuosas que “busca[m] lã e linho, e trabalha[m] de boa vontade com as suas mãos.” (Prov. 31.13 cf. vv. 22,24). Assim, sabemos que quando uma mulher cristã desempenha os muitos deveres de esposa e mãe, ela está a praticar as boas obras para as quais foi criada para andar.

     A isto deve ser acrescentado o testemunho do Apóstolo Paulo, que fala de viúvas que tinham “testemunho de boas obras” (1 Timóteo 5:10). Ele a seguir descreve coisas como criar filhos, revelar hospitalidade e cuidar dos enfermos como boas obras com as quais as mulheres piedosas se podem ataviar (1Tim. 2:9,10).

 

Para os homens

     No acompanhamento natural dessas instruções dadas às mulheres piedosas, Paulo instrui o homem de Deus: “trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom” (Efésios 4:28). Bem, se for dito aos homens Cristãos que façam o que é bom, não seria uma boa obra trabalhar? Pensarias assim, especialmente porque Deus promete que “cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer” no trabalho (Efésios 6:8).

     Duvidamos que a maioria dos cristãos considere estas responsabilidades diárias como boas obras, mas Deus diz que são. E se ser bons maridos, pais, esposas e mães for visto como boas obras, não é exagero sugerir que ser um bom cidadão também se enquadraria nessa categoria, especialmente porque nos é dito para nos sujeitarmos e obedecermos às autoridades, estando “preparados para toda a boa obra” (Tito 3:1).

 

Para os ricos

     A seguir, Paulo disse a Timóteo para que os ricos “façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boamente, e sejam comunicáveis” (1Tm 6:17,18). Obviamente, o apoio financeiro da obra do Senhor e dos irmãos menos afortunados também constituem boas obras aos olhos de Deus (cf. 2 Cor. 9:6-8). Embora poucos de nós sejamos ricos, todos nós podemos participar, até certo ponto, em boas obras desse tipo.

     Isto então abre um amplo campo na categoria das boas obras, pois podemos dedicar o nosso tempo, o nosso talento e os nossos esforços à obra do Senhor, bem como às nossas finanças, e há inúmeras maneiras pelas quais podemos fazer “bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé." (Gálatas 6:10).

 

Para todos nós

     No passado, reconstruir o templo era uma boa obra (Neem. 2:18). Hoje o templo de Deus encontra-se nos corpos físicos dos crentes individuais (1 Cor. 6:19,20) e no Corpo de Cristo (3:16,17), e assim poderias pensar que a edificação de crentes e igrejas locais são boas obras hoje. Se ministrar ao corpo físico do Senhor foi considerado uma “boa ação, [ou obra” (Mateus 26:6-10), certamente que ministrar ao Corpo de Cristo também é. Se o Senhor definiu “boas obras” alimentar as multidões, abrir os olhos aos cegos e ajudar os coxos a andar (João 10:32), então certamente que apascentar [ou,alimentar] “a igreja de Deus” (Atos 20:28) abrir os olhos do seu entendimento (Efésios 1:18) para que possam andar “dignos” da sua vocação (Efésios 4:1) também são boas obras.

     Visto que “toda a Escritura” é dada para que possamos ser perfeitos e perfeitamente instruídos “para toda boa obra” (2 Tim. 3:16,17), então a repreensão, correção e instrução dos santos aqui mencionados também deve ser considerado “boas obras”.  É claro que nem é preciso dizer que “se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja” (1 Tim. 3:1). Nesta passagem, Paulo está a falar sobre as qualificações de um líder espiritual. Assim, se um homem está interessado em fazer boas obras, acreditamos que o ministério pastoral está no topo da lista de boas obras nas quais ele pode empenhar-se para o Senhor.

     Então, que tal, amigo cristão? Estás a andar nas boas obras para as quais foste criado? É a tua única esperança de uma vida cristã feliz e gratificante. Nenhuma criatura de Deus é feliz a menos que faça aquilo para o qual foi criada. Os pássaros foram criados para voar, os cavalos foram criados para correr e nenhum deles fica feliz quando é impedido de realizar aquilo para que foi criado fazer. A tua única esperança para uma vida cristã verdadeiramente satisfatória é seres frutífero “em toda boa obra” (Colossenses 1:10)! Além do mais, é a única maneira de agradares Àquele que “Se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniquidade, e purificar, para Si, um povo Seu, especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14).

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário