Nós amamos os outros porque Deus nos amou primeiro
“Nós O amamos a Ele, porque Ele nos amou primeiro.” 1 João 4:19
Deus está sempre em primeiro lugar em tudo. Ele toma a iniciativa. A única razão pela qual podes amar a Deus ou a qualquer outra pessoa é porque Deus te amou primeiro.
A Bíblia diz em 1 João 4:19: “Nós O amamos a Ele, porque Ele nos amou primeiro.”
Deus mostrou-nos o Seu amor de muitas maneiras. Ele mostrou-te o Seu amor enviando o Senhor Jesus Cristo à Terra para morrer por ti. Ele mostrou o Seu amor criando-te. Ele mostrou o Seu amor dando-te tudo o que tu tens na vida.
Nós também amamos os outros porque Deus nos amou primeiro.
Se quiseres aprender a amar as outras pessoas, primeiro precisas de entender e sentir o quanto Deus te ama. Quando sentires o Seu amor incondicional, começarás a dar muito mais tolerância às pessoas. Não irás ficar tão zangado como ficaste no passado. Serás mais paciente. Serás mais perdoador. Serás mais misericordioso. Manifestarás graça a outras pessoas.
A razão porque vês pessoas que são críticas, sarcásticas, iradas, farisaicas e que sempre rebaixam os outros é porque elas realmente não entendem o quanto Deus as ama. E isso geralmente significa que não se sentem bem consigo mesmas porque não se sentem amadas ou perdoadas. Não compreenderam completamente a graça de Deus e, por isso, sentem-se culpadas e mal consigo mesmas. E se elas se sentem mal consigo próprias, certamente não querem que tu te sintas bem contigo mesmo.
Tu podes ser alguém assim. Podes ter sido magoado por pais, colegas ou parceiros. Talvez tenhas sido abusado, maltratado, rejeitado, abandonado ou traído. Podes ter algumas cicatrizes no teu coração.
Eis a verdade: não podes dar aos outros o que tu próprio não recebeste. As pessoas desagradáveis são pessoas não amadas. As pessoas magoadas magoam pessoas. Se estás cheio de ira e impaciência e não te sentes amado, o que achas? Não consegues amar.
Tens que aprender o quanto Deus te ama e deixar que isso cure o teu coração para que o Seu amor possa fluir através de ti. É impossível amares os outros enquanto realmente não te sentires amado.
A Bíblia diz: “… nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem…” (1 João 4:16).
Conheces o amor de Deus? Confias no amor que Deus tem por ti? Terás mais facilidade em amar outras pessoas quando tiveres o amor de Deus a fluir por teu intermédio.
REFLEXÃO
- Amas os outros com o amor de Deus? Se sim, como demonstras esse amor por eles?
- Porque é que compreender o amor de Deus te ajuda a mostrar graça aos outros?
- Que mágoa do teu passado te está a impedir de aceitares o amor de Deus e de o manifestares aos outros?
- R.W.