Quando toda a esperança estiver perdida, crê nas promessas de Deus
“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigénito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar.” Hebreus 11:17-18
Já sentiste a tua esperança morrer?
Podes saber que a esperança está a morrer quando se ouve dizer a palavra “nunca”: “Nunca me vou casar. Nunca vou conseguir aquele emprego. Nunca terei filhos.”
Certamente não estás sozinho. Um dos maiores heróis da fé na Bíblia, Abraão, sentiu-se assim.
Romanos 4:18 nos diz: “O qual [Abraão], em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.”
O que fazes quando a esperança morre e estás prestes a desistir? Confias no que Deus prometeu. Para onde te voltas quando tudo em ti parece duvidar de Deus? Voltas-te para a Palavra de Deus.
Para te tornares numa pessoa de fé, precisas da Palavra de Deus em ti.
Nota que a Bíblia diz que Abraão confiou no que lhe fora dito, ou seja, na Palavra de Deus. Nada é mais confiável do que a Palavra de Deus!
Mesmo quando Abraão enfrentou o seu maior teste – Deus pedir-lhe que sacrificasse o seu filho – ele confiou nas promessas de Deus.
“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigénito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar.” (Hebreus 11:17-18).
Depois que Abraão e Sara esperaram anos por um filho, Deus deu-lhes Isaque. E depois Deus disse a Abraão para sacrificar Isaque.
Abraão não entrou em pânico. A Bíblia mostra três formas como Abraão respondeu com fé:
- Abraão cria que Deus poderia ressuscitar o seu filho dentre os mortos (Hebreus 11:19).
- Abraão disse ao seu servo: “tornaremos”, e não: “tornarei”, quando ele e Isaque subiam a colina para o sacrifício (Génesis 22:5).
- Quando Isaque perguntou a Abraão: “Onde está o cordeiro para o holocausto?” Abraão respondeu: “Deus proverá” (Génesis 22:8).
Abraão creu nas promessas de Deus. Ele sabia que Deus pouparia o seu filho ou o ressuscitaria.
Quando toda esperança te parecer perdida, coloca a tua esperança em Deus. “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:5)
REFLEXÃO
- Já sentiste como se toda a tua esperança tivesse acabado? Como respondeste – com pânico ou com fé?
- Como podes começar ou continuar a cultivar uma fé como a de Abraão?
- Quais das promessas de Deus foram úteis para ti quando perdeste a esperança? Como podes ajudar alguém a agarrar-se a essa promessa?
- R.W.