Continua a aguardar
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor, Jesus Cristo” (Tito 2:13).
Tito 2:13 é significativo por muitas razões. Frequentemente, o foco está nas referências ao “aparecimento da glória” (o Arrebatamento) ou à divindade do Senhor Jesus Cristo como “o grande Deus”, mas eu sugeriria que o “aguardando" tem um efeito substancial na vida do crente entre o agora e o “aparecimento da glória”. Tomados como um todo, os versículos 12-14 sugerem que aguardar a vinda do Senhor é o que devemos fazer em vez de, e como um meio de evitar, a “impiedade e as concupiscências mundanas” do versículo 12, resultando pelo contrário, em “um povo… zeloso de boas obras” (v. 14).
A ideia é que tenhamos um olhar ativo para esse acontecimento. Devemos estar sempre a aguardar com os olhos fixos. Não para discernir os tempos ou determinar datas para a vinda do nosso Senhor, mas estarmos focados até àquele dia. Há anos, trabalhei nos campos de um clube de golfe. Um dia disseram-me que eu devia cortar a relva, o que me deixou logo nervoso. Sabendo que era esperado linhas retas e não ao calha, procurei alguém experiente que me contou o truque. Eu não conseguia acreditar como a resposta era simples. A pessoa disse-me que é só forçarmo-nos num ponto de referência na outra pronta, só tendo que manter os olhos fixos nele, e assim alinhados, ir avançando. Não olhando para a esquerda nem para a direita, não olhando para baixo, continua-se a olhar fixamente até ao fim.
Isto parece-se muito com as instruções do crente para aguardar a vinda de Cristo. Também me lembra a ousada declaração de Paulo: “Posso todas as coisas n’Aquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Paulo disse: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância…” (v. 12). Como? Muitas vezes procuramos o sobrenatural quando a resposta é muito mais simples, como cortar a relva de um campo de golfe. Apenas uns versículos antes, Paulo disse:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” (Filipenses 4:8-9).
Não consigo pensar em nada que se encaixe melhor nesta descrição do que continuar a aguardar a “bem-aventurada esperança”.
por Don Hosfeld