Confiar em Deus significa obedecer-Lhe completamente
“Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos [ou, para serem obedecidos completamente].”
A obediência parcial ainda é desobediência. Tu não podes simplesmente escolher os mandamentos de Deus que queres seguir.
Existem duas verdades importantes que precisas de entender relacionadas com os mandamentos de Deus:
O padrão de certo e errado de Deus nunca muda. Se algo estava errado há 6.000 anos, ainda está errado hoje. As culturas mudam. As opiniões populares mudam. Mas a verdade nunca muda, jamais muda. A verdade é eterna.
A perspetiva de Deus é maior do que a tua. Deus vê o que tu não consegues ver. É humanamente impossível veres antes do início do tempo ou avançares para a eternidade ou compreenderes tudo – visível e invisível – que está a acontecer ao teu redor.
Tu precisas de confiar em Deus. “… se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. [ou, a tua tarefa não é decidir se a lei é certa ou errada, mas obedecer-lhe” (Tiago 4:11).
A tentação mais antiga não é o homicídio ou a luxúria. É a tentação de duvidar da Palavra de Deus. Satanás ainda está a usar a mesma mentira que usou com Eva quando lhe disse: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Génesis 3:1). Ele convenceu-a de que os seus desejos eram mais importantes do que os mandamentos de Deus.
Fé é confiar em Deus nos detalhes e obedecer completamente, não apenas na parte que entendes ou na parte que tens vontade de fazer. Provérbios 3:5 diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”
A história de Naamã na Bíblia ilustra a necessidade da obediência completa (2 Reis 5). Naamã era o comandante do exército sírio, mas também tinha lepra. Um dos seus servos disse-lhe que o profeta Eliseu poderia curá-lo. Quando Naamã chegou à porta de Eliseu, o profeta não saiu pessoalmente. Em vez disso, ele enviou um mensageiro que disse a Naamã para mergulhar sete vezes no rio Jordão.
Naamã ficou zangado porque o profeta não falou com ele pessoalmente e as instruções de Eliseu pareciam ridículas. Naamã começou a voltar para casa.
Mas os seus servos convenceram-no de que ele não teria nada a perder se fizesse o que Eliseu lhe disse para fazer. E então Naamã foi ao Jordão e mergulhou sete vezes. E Deus curou-o!
Imagina se Naamã tivesse ido para casa furioso. Imagina se ele tivesse entrado na água apenas seis vezes e depois decidisse que Deus o estava a fazer parecer um tolo.
Mas Naamã confiou e obedeceu a Deus completamente, e Deus curou-o da lepra.
Imagina o que Deus fará na tua vida quando Lhe obedeceres totalmente de todo o coração.
REFLEXÃO
- Existem áreas na tua vida onde tenhas sido parcialmente obediente a Deus? O que te impede de obedecer completamente?
- Que desafios enfrentaste ao tentares obedecer completamente a Deus?
- Como viste Deus trabalhar na tua vida porque Lhe obedeceste completamente, mesmo quando inicialmente duvidaste d’Ele?
- R.W.