Tu não precisas de entender o 'porquê'
“Correrei pelo caminho dos teus mandamentos [ou, vou obedecer-lhes celeremente]…” Salmo 119:32
Se há um momento na vida em que precisas de te apressar, é quando Deus te diz para agir, mesmo que não entendas o porquê.
O Salmo 119:32 diz: “Correrei pelo caminho dos teus mandamentos [ou, vou obedecer-lhes celeremente]…”
Tu não precisas de compreender totalmente algo para beneficiares disso. Não entendo como os aviões pesados voam no ar, mas voo com frequência. Não entendo como funcionam os computadores, mas uso um o tempo todo. Não entendo o motor de combustão interna, mas conduzo um automóvel há anos.
Não precisas de entender algo para aproveitares e beneficiares disso. E não precisas de entender porque Deus te diz para fazeres algo para beneficiares da tua obediência.
Se és pai ou mãe, provavelmente já disseste ao teu filho para fazer algo e ele respondeu: “Porquê?” E podes ter respondido com três palavrinhas: “Porque eu disse”.
Ao fazê-lo, estás a dizer muito mais do que essas três palavras. Estás realmente a dizer: “Estou aqui há muito mais tempo do que tu. Não tens idade suficiente para entender, mas um dia entenderás. Estou a dizer-te para o fazeres para o teu próprio bem.”
E se alguém tem o direito e a autoridade de dizer: “Porque eu disse”, esse alguém é Deus, o omnipotente Criador e Regente do universo e nosso Pai celestial.
Na Bíblia, sempre que Deus dá uma ordem sem uma data específica, Ele espera uma ação imediata.
Vou te dar um exemplo. Quando os nossos filhos eram pequenos, a minha esposa, às vezes, chamava a família para jantar num horário específico. Quando ela dizia: “Venham jantar às 19h30”, significava que precisávamos de estar prontos para comer àquela hora. Mas se ela dissesse: “Venham jantar!” sabíamos que isso significava imediatamente.
As crianças gostam de jogar todo o tipo de jogos para atrasar a sua obediência.
Às vezes fingem que não te ouvem. Fazemos isso com Deus o tempo todo. Fingimos que não conseguimos ouvi-Lo, mesmo que ele esteja a falar claramente.
Outro jogo é “Imagina que a mãe está a conversar com outra pessoa”: “Tu não querias que eu fosse jantar às 19h30, pois não?”
Fazemos a mesma coisa com Deus quando lemos uma ordem na Bíblia e fingimos que Ele está a falar com outra pessoa.
Mas nenhum desses truques engana a Deus. Estas tácticas de adiamento são uma rebelião subtil que questiona a autoridade de Deus ou o Seu plano.
Fé é obedecer imediatamente à ordem de Deus, mesmo quando não entendes ou vês obstáculos à frente. Dá um passo em frente com fé, sabendo que Deus é motivado pelo Seu amor por ti e que Ele tem o teu melhor interesse no Seu coração.
REFLEXÃO
- Que táticas de adiamento tens tentado usar para obedecer a Deus?
- Que consequências podem surgir do atraso na obediência?
- Pensa em algumas estratégias que podes empregar para incorporar melhor na tua vida o hábito da obediência imediata. Qual começarás a trabalhar hoje?
- R.W.