Usa as tuas palavras para edificar outras pessoas
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” Efésios 4:29
Às vezes, as nossas palavras são como uma marreta. Afastamo-nos sem pensar e, de repente, olhamos em volta e percebemos que uma pilha de entulho relacional nos rodeia. Quando espalhas as tuas palavras impensadamente e derrubas as pessoas, os teus relacionamentos são prejudicados.
Mas Deus quer que uses as tuas palavras para edificar outras pessoas. Efésios 4:29 diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”
Uma das razões porque não somos eficazes com as nossas palavras é o facto de não percebermos como as nossas bocas e palavras são ferramentas poderosas dadas por Deus. Dizemos coisas sem pensar. E as pessoas lembram-se disso.
Talvez ainda consigas te lembrar de certas coisas que as pessoas te disseram de maneira descuidada – mesmo no tempo da escola primária. Nota como as palavras são poderosas. Portanto, quando se trata das palavras que dizes, pensa nelas como uma ferramenta poderosa e sê extremamente cuidadoso.
Uma vez entrei na minha garagem e peguei um manual de uma serra elétrica. Quando lia as instruções, fiquei impressionado ao ver como o uso de uma ferramenta elétrica se relaciona com as palavras que escolhemos dizer. As instruções diziam:
1. Conheça a sua ferramenta elétrica.
2. Mantenha as proteções no lugar.
3. Tenha cuidado com as crianças.
4. Guarde as ferramentas que não estiverem em uso.
5. Não exagere.
6. Nunca use em atmosfera volátil.
Como podes usar a tua boca com mais cuidado, para usá-la para construir relacionamentos e não para derrubar pessoas?
1. Deixa de dar desculpas. Deixa de dizer: “Eu realmente não queria dizer isso” ou “É assim que eu sou antes da minha primeira xícara de café”. Percebe que o que dizes afeta todos ao teu redor.
2. Fala menos. Muitas vezes temos problemas porque simplesmente não sabemos quando parar de falar. Se fosse uma ferramenta elétrica, não deverias usá-la tanto, certo?
3. Ouve mais. Se ouvires mais, poderás entender melhor as necessidades das pessoas.
4. Começa a construir. Deixa que os teus primeiros pensamentos sejam: “O que essa pessoa precisa?” “Como posso usar uma palavra de encorajamento para a edificar?” “O que posso dizer para fazer a diferença na vida dela?”
Considera incluir isto nas tuas orações matinais: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, Senhor, Rocha minha e Libertador meu!” (Salmos 19:14).
REFLEXÃO
- Porque precisamos de ser especialmente cuidadosos com as nossas palavras quando estamos numa “atmosfera volátil”?
- O que podes praticar nos teus relacionamentos que te ajudará a falar menos e a ouvir mais?
- Que versículos das Escrituras podes memorizar que te ajudem a falar a verdade e a encorajar a vida de outras pessoas?
- R.W.