Um assassino que encontrou esperança

A Sensibilização para a Mudança Comportamental nas Organizações - Revista  do Empreendedor 

 

     A história é contada de um homem inocente que foi acusado de matar alguém e estava a ser julgado por homicídio. O homem era inocente, mas a acusação contra ele era forte e o seu irmão temia que ele fosse condenado. Então ele decidiu subornar um homem aparentemente de compreensão lenta, atrasado mental, estúpido, bronco, que fazia parte do júri, oferecendo-lhe $ 10.000 para convencer os outros jurados de que o seu irmão era culpado de homicídio involuntário em vez de homicídio. Bem, funcionou e, quando pagava o dinheiro ao homem bronco, perguntou-lhe se tinha sido difícil convencer os outros jurados. “Com certeza que foi”, respondeu ele, “todos pensavam que ele era inocente e queriam soltá-lo!”

      Como deves saber, a Epístola de Tito foi escrita por um homicida chamado Saulo de Tarso, que não apenas foi salvo e deixou de matar pessoas, como também se tornou num servo de Deus e num apóstolo de Cristo:

     “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade que é segundo a piedade” (Tito 1:1).

     A primeira coisa que notamos sobre este homicida reformado é que depois que ele foi salvo ele preferiu ser chamado de Paulo. Ora, a maioria dos homicidas que mudam de nome fazem-no para escapar ao passado e se misturarem com a sociedade. Em 1988, um homem na Inglaterra foi condenado por matar duas meninas e encarcerado. Quando finalmente o libertaram em 2017, ele mudou de nome. Claro, o seu nome era Vile Pitchfork (Forca Vil), e esse não é um nome fácil de esquecer - tornando difícil de se misturar com a sociedade!

     Mas Saulo não mudou o seu nome para tentar escapar ao seu passado. Ele não o poderia fazer se tivesse tentado. Nota que ele foi o mais notório perseguidor dos seguidores do Senhor Jesus Cristo nos seus dias! Mas se ele não estava a tentar esconder-se do seu passado, porque começou ele a usar um novo nome?

     Bem, “Saulo” era um nome judeu. Ele recebeu o nome do primeiro rei de Israel (Saul, ou Saulo). Mas quando ele foi salvo, o Senhor disse-lhe: “Vai, porque hei de enviar-te aos Gentios de longe.” (Atos 22:21). Então Saulo começou a usar o seu nome Gentio (Atos 13:9) para refletir como Deus o havia enviado aos Gentios.

     Sabe que não faria mal a todos nós examinarmo-nos a nós mesmos para ver se tudo nas nossas vidas reflete o facto de que fomos enviados por Cristo - não para sermos Seus apóstolos, mas para sermos Seus embaixadores (2 Coríntios 5:20). Provavelmente não há razão para mudares o teu nome agora que estás salvo, mas algumas mudanças na tua conduta podem ser necessárias se um exame à tua vida mostrar que poderias ser um pouco mais piedoso, um pouco mais gentil ou um pouco mais paciente com os outros. Coisas assim sempre refletirão bem Aquele que nos salvou com o Seu sangue e depois nos enviou para O representar.

     Isto é algo pelo que deverias orar? Se sim, não há tempo melhor do que agora para falares com Deus sobre o teu desejo de representar o Senhor de uma forma que Lhe traga mais honra a Ele.

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

David Gomes 15SET 2024
Espinheiros e zimbros

Tema abordado por David Gomes em 15 de setembro de 2024

Carlos Oliveira 13SET24
Tenho cancro - e agora?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 13 de setembro de 2024

Fernando Quental 08SET24
O ensino da graça

Tema abordado por Fernando Quental em 08 de setembro de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:17

Estudo realizado em 11 de setembro de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário