Quem adorar deve adornar!
… em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.- Tito 2:10
Certa manhã, quando um chefe terminou de estacionar o seu Ferrari novinho em folha no estacionamento da empresa, um dos seus funcionários parou e começou a a apreciá-lo com óbvia inveja. Vendo isso, o chefe disse: “Sabe, se fizer horas extras todas as semanas, não fizer os intervalos para o café e até mesmo trabalhar aos fins de semana e feriados, até ao ano que vem - talvez eu tenha outro destes bebés!”
Como sabes, trabalhar arduamente para o teu chefe nem sempre compensa como deveria. É por isso que muitos empregados Cristãos se encolhem quando ouvem os pregadores fazerem o que Paulo disse a Tito para fazer:
“Exorta os servos a que se sujeitem aos seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo” (Tito 2:9).
Ora, agradar a um amo significa simplesmente deliciá-lo. Sabemos disso porque Deus predisse que o Seu Filho seria um homem “em Quem Se compraz [ou, deleita] a Minha alma” (Isaías 42:1. Portanto, ao dizer que os servos devem agradar bem a seus senhores, Paulo estava a dizer que eles deveriam ir para além da chamada do dever de simplesmente obedecer-lhes. Ele estava a dizer que um servo deve tornar-se num deleite absoluto para o seu amo.
E embora aqui seja verdade que Paulo estava a dizer aos escravos para obedecerem aos seus senhores, as suas palavras também refletem a atitude que os empregados devem ter para com os seus empregadores. Claro, é difícil seguir uma admoestação paulina como esta quando não estás a ser pago pelo que vales! Certo?
Porém os escravos não recebiam nada! Sabendo disso, Paulo passou a explicar que a razão pela qual os servos deveriam obedecer aos seus senhores era serem “ornamento da doutrina de Deus” (Tito 2:10). “Ornamentar”, ou “adornar” significa embelezar, como quando lemos sobre como o “… templo, que estava ornado de formosas pedras…” (Lucas 21:5). Assim, quando um servo obedecia ao seu amo e lhe agradava, isso fazia com que a doutrina de Deus parecesse bela.
Todavia Deus tem muitas doutrinas. Qual delas Paulo tinha em mente? Bem, quando ele especificou que os servos poderiam adornar a “doutrina de Deus, nosso Salvador”, isto sugere que ele estava a pensar na doutrina da salvação, pois essa frase está associada a essa doutrina (1Tim. 2:3,4; Tito 3:3-5). Quando os empregados Cristãos obedecem aos seus chefes, isso faz com que a doutrina da salvação pareça bonita.
Se não tens a certeza de como tal era possível, considera que, se os servos salvos não obedecessem a seus amos naquela época, isso faria com que a doutrina da salvação parecesse má. Ao longo da Bíblia, Deus ordenou o respeito pela autoridade em todas as áreas da vida, sabendo que sem ela a própria estrutura da sociedade começaria a ruir. Então, quando um servo salvo desobedecia ao seu amo naqueles dias, as pessoas naturalmente pensavam: “Se é isto que o ser salvo faz com um servo, então o Deus que o salvou deve ser a favor do colapso da sociedade”. Pelo contrário, quando os servos obedeciam, isso adornava a doutrina da salvação.
E é por isso que Paulo disse aos servos que obedecessem aos seus senhores - não porque eles merecessem, pois muitas vezes não mereciam - mas porque isso embelezava a doutrina da salvação de Deus. Ao verem os servos reverenciarem os seus amos, as pessoas poderiam dizer: “Se o Cristianismo pode fazer até mesmo um escravo querer ser um puro deleite para o seu amo, deve ser a religião mais poderosa do mundo, a verdadeira religião de Deus.”
Finalmente, Paulo diz-nos porque os servos devem fazer a salvação parecer boa quando ele acrescentou:
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tito 2:11).
Paulo diz que os servos devem adornar a doutrina da salvação “porque” a graça que traz a salvação se manifestou a todos os homens. No contexto, “todos os homens” incluíam “velhos” e “mulheres idosas”, “mulheres novas” e “mancebos” (v. 2-6) - o tipo de pessoas com quem trabalhas! Deus quer que a Sua graça apareça a todas estas pessoas. E já que Lhe custou a morte do Seu Filho para trazer esta graça aos homens, a última coisa que Ele precisa é de empregados que são salvos pela graça fazerem com que a salvação pareça má.
Sabes o que isso significa, não é? Significa que não importa quem sejas ou o que faças para ganhar a vida, tens o trabalho mais importante do mundo: fazer com que a doutrina de Deus, nosso Salvador, pareça bonita. Se adoras por teres sido salvo, porque não adornas a salvação, sendo um empregado admirável?
por Ricky Kurth