Ajuda-me! Estou presa!
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual, também, para o que é dos outros. – Filipenses 2:4
Um dia, uma centopeia passou por uma árvore onde uma velha e sábia coruja estava empoleirada. A coruja exclamou para a centopeia: “Tens tantas pernas! Como sabes qual delas deves mover a seguir? A centopeia paralisou ao olhar para si. Começou a pensar. Ela não sabia que perna mover, então não conseguia mover nenhuma. Ela gritou para a coruja: “Ajuda-me! Estou presa!" A coruja disse: “Minha amiguinha, estás presa porque estás muito focada em ti mesma. Quando estás focada no que está a acontecer no mundo ao teu redor, não pensas em como te moveres. Simplesmente moves-te.” A centopeia olhou para o horizonte e viu o pôr do sol. “Que lindo”, disse a centopeia. Nesse momento, as suas pernas libertaram-se e ela começou a andar novamente.
Foi relatado que o Dr. Karl Menninger, um famoso psicólogo, certa vez deu uma palestra sobre saúde mental. Durante uma sessão de perguntas e respostas que se seguiu à sua palestra, ele foi questionado: “Que conselho daria a alguém que sente que está prestes a ter um colapso nervoso?” Ele respondeu: “Tranque a sua casa, atravesse os carris do elétrico, encontre alguém necessitado, fazendo algo para ajudar essa pessoa”.
Tanto a história quanto a anedota acima lembram-me que, quando nos concentramos em nós mesmos – nos nossos problemas e circunstâncias – podemos ficar paralisados interiormente, impedindo-nos de ser tudo o que Deus deseja que sejamos, inclusive servir os outros de maneira eficaz. Podemos paralisar no nosso movimento.
Seguir a Cristo não é principalmente um exercício de introspeção, mas sim de estender a mão aos outros e servi-los com amor no Seu nome. Em momentos em que estive em situações difíceis ou senti pena de mim mesmo por algum motivo, experimentei a libertação da minha ansiedade mudar o meu foco para os outros e envolver-me servindo. A autoavaliação à rotina é saudável. Uma obsessão contigo mesmo, não.
Hoje, se te estás a sentir paralisado pelo peso de uma situação pessoal difícil, eu encorajo-te a mudares o teu foco de ti para o Filho e a encontrares alguém a quem possas servir no Seu nome. O peso parecerá mais leve e começarás a mover-te novamente.
APROFUNDANDO:
1. Que situações na tua vida desviaram o teu foco de Deus para ti?
2. Que ação podes tomar para te ajudar a manter o teu foco em Deus? A quem podes servir hoje?
LEITURA ADICIONAL:
Filipenses 2:1-4; Gálatas 5:13-14; Hebreus 12:2
Por Jim Liebelt