Mais três passos para um estudo bíblico eficaz
“… Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4:4
Deus quer que apliques a Sua Palavra e deixes que ela mude a tua vida. Mas para que a Palavra de Deus te transforme, tens que estudá-la.
Anteriormente eu apresentei-te dois princípios gerais para o estudo da Bíblia que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode fazer:
1. Faz as perguntas certas.
2. Anota as tuas observações.
Hoje, vou compartilhar mais três.
3. Aplica a Palavra de Deus. Quando fazes perguntas e anotas observações, estás na parte “o que” do estudo da Bíblia. Mas quando aplicas a Palavra de Deus, passas de “o que” para o “e daí”. Por outras palavras, perguntas: “Como esta passagem das Escrituras mudará a minha vida?”
A aplicação é o objetivo final de todo o estudo da Bíblia. Na verdade, só acreditas realmente nas partes da Bíblia que aplicas. Acreditas em comunicar Cristo aos outros? Bem, fazes essa atividade? Se não a praticas, então realmente não acreditas no que a Bíblia ensina sobre a mesma.
O problema que a maioria de nós tem com a Bíblia não é o que não entendemos; mas a aplicação do que entendemos!
4. Estuda a Bíblia sistematicamente. Já ouviste falar do “método mergulhar e pular” de estudo da Bíblia? É quando simplesmente abres a Bíblia e colocas o dedo onde queres estudar. Depois, na vez seguinte que estudas a Bíblia, começas num lugar diferente e aleatório. Essa abordagem aleatória não produzirá o tipo de resultado que Deus deseja na tua vida. Em vez disso, estuda a Bíblia sistematicamente. Podes optar por estudá-la versículo por versículo, livro por livro, tópico por tópico ou tema por tema.
5. Lê a Bíblia repetidamente. Esta prática simples transformará a tua vida. É incrível o quanto podes extrair de uma passagem se estudares a mesma passagem repetidas vezes e depois voltares à mesma passagem alguns meses depois. Quanto mais lês uma passagem, mais irás extrair dela.
Não há melhor momento do que hoje para começares a estudar a Bíblia. Independentemente do que escolhas estudar, aplica esses cinco princípios e conseguirás mais do que ler.
REFLEXÃO
- Que parte das Escrituras leste, mas não aplicaste? Como achas que Deus quer que a apliques na tua vida?
- Se tens lido a Bíblia ao acaso, como vais começar a estudá-la sistematicamente?
- Tens um parceiro de responsabilidade? Se não, a quem poderias recorrer hoje para te ajudar a estudar a Bíblia com mais diligência?
- R. W.