Dois passos para um estudo bíblico eficaz

6 atitudes que precisamos ter ao estudar a Bíblia - O Site do Pregador |  Pregando a Palavra 

 

     “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei.” Salmo 119:18

      Estudares a Palavra de Deus mudará a tua vida se colocares em prática o que aprenderes. Mas tudo isso começa com a tua disposição de estudares a Sua Palavra.

     A Bíblia diz: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei.” (Salmo 119:18).

     Deus tem muitas coisas que te quer mostrar, mas tens que estar disposto a olhar para a Sua Palavra com os olhos abertos.

     Então, como deves estudar a Palavra de Deus? O estudo bíblico eficaz, independentemente do método de estudo da Bíblia que uses, tem cinco partes. Veremos duas hoje e três amanhã.

     1. Faz as perguntas certas. Aprenderes a estudar a Bíblia começa com aprenderes a fazer boas perguntas ao texto. Não há limites para o número de perguntas que podes fazer sobre a Bíblia, porque não há limites para a sua sabedoria e discernimento. Quanto mais fundo cavares, mais ouro encontrarás.

     Fazeres perguntas sobre o texto que estás a ler ajudar-te-á a veres o texto numa perspetiva totalmente nova. De repente, sempre que pegas na Palavra de Deus para a estudares, novas verdades te surgirão.

     2. Anota as tuas observações. Nunca estudes a Bíblia sem papel e caneta nas mãos (ou um aplicativo de “anotações” se preferires). Quando fizeres as tuas perguntas e encontrares as tuas respostas, anota o que aprendeste. Podes simplesmente ler a Bíblia sem escrever nada - mas para realmente estudares a Bíblia, deves escrever o que aprendeste.

     Dawson Trotman, fundador do ministério Navigators, costumava dizer: “Os pensamentos desenredam-se quando passam pelos lábios e pelas pontas dos dedos”. Por outras palavras, para realmente entenderes algo, precisas de falar sobre isso ou escrevê-lo. Mesmo que não vejas nada no versículo, escreve que não vês nada. Apenas o ato de escreveres abrir-te-á novos pensamentos.

     Queres que a Bíblia mude a tua vida? Começa por fazer boas perguntas e a anotar o que aprendeste!

 

REFLEXÃO

  • Que perguntas podes fazer sobre uma passagem da Bíblia? Anota-as para te ajudar na próxima vez que estudares.
  • Normalmente escreves as tuas observações quando lês a Bíblia? Caso contrário, reúne o teu equipamento agora para estares pronto para registares as tuas observações.
  • Considera o lugar onde estudas a Palavra de Deus todos os dias. Como tal te ajuda ou atrapalha o teu foco? Que mudanças poderias fazer nesse espaço para te ajudar a estudar com mais eficiência?

- R. W.

Sermões e Estudos

Fernando Quental 14JUL24
Preparado para viver

Tema abordado por Fernando Quental em 14 de julho de 2024

Carlos Oliveira 12JUL24
O vazio no coração do homem

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de julho de 2024

Carlos Oliveira 07JUL24
Como vencer relações difíceis

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de julho de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Oseias 1-14

Estudo realizado por David Gomes em 10 de julho de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário