Uma Maneira Simples de Estudar as Escrituras

Como Estudar a Bíblia Para Pregar? Guia Para Iniciantes! 

 

     “[Deixa que] A palavra de Cristo habite em vós abundantemente…” Colossenses 3:16

      Para estudares a Bíblia de uma forma que mudes a tua vida, não precisas de comentários ou software de estudo da Bíblia. Na verdade, se estivesses preso numa ilha deserta com apenas uma Bíblia, poderias simplesmente usar o método que aprenderás neste devocional para aprenderes e cresceres.

     Anteriormente, eu disse-te como era importante para ti meditares na Palavra de Deus. Eis um método que podes usar para meditares na Palavra de Deus de uma maneira que agrada a Deus. Eu chamo-o de método “verbal” de meditação bíblica. É uma maneira fácil de meditares nas Escrituras e obteres delas toda a nutrição espiritual possível.

     Começas com um versículo que lês várias vezes. Cada vez que lês o versículo, enfatizas uma palavra diferente. E cada vez que enfatizas uma palavra diferente, obténs uma perspetiva diferente.

     Vê Colossenses 3:16, por exemplo: “[Deixa que] A palavra de Cristo habite em vós abundantemente…”

     Na primeira vez que leres o versículo, enfatiza a palavra “Deixa”, “Deixa que”. A ideia é dares permissão. Tu tens que escolher deixar que a Palavra de Deus habite em ti abundantemente.

     Em seguida, lê o versículo novamente e enfatiza “palavra”. “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente…” Isso significa que precisas de ter a Palavra de Deus na tua mente.

     Depois, enfatiza a palavra principal, “Cristo”. Tu não estás a pensar no que algum filósofo, guru ou apresentador de talk show tem a dizer. Estás a meditar nas palavras de Cristo!

     De seguida concentra-te na palavra “habite”. Não apresses o estudo da Bíblia para poderes continuar durante o resto do dia. Deixares a Palavra de Cristo habitar em ti é deixares que esta crie raízes em ti.

     Continua e enfatiza a palavra “em”. A Palavra de Deus não mudará a tua vida até que a deixes entrar na tua vida.

     A seguir, concentra-te na palavra “vós”. A Bíblia não é apenas a Palavra de Deus para os pastores ou ensinadores; é a Palavra de Deus para ti! A Bíblia é instrução para cada crente.

     Finalmente, enfatiza a palavra “abundantemente”. Deus não quer que a Sua Palavra seja um substituto pobre na tua vida. Ele quer que ela crie beleza na tua vida.

     Vês todas as grandes jóias que podes descobrir numa passagem curta apenas concentrando-te numa palavra de cada vez? Não precisas de um diploma de seminário ou de uma grande biblioteca de ferramentas de referência. Quem quer que sejas e onde quer que estejas, podes fazer isso!

 

REFLEXÃO

  • De que formas a tua vida reflete, ou deve refletir, a riqueza da Palavra de Deus e a Sua graça?
  • Porque é importante usares ou pelo menos experimentares diferentes métodos de estudo da Bíblia?
  • Escolhe um versículo da Bíblia e usa-o para praticares o método “verbal” de meditação bíblica hoje. Escreve o que aprendeste ao estudar com este método.

- R. W.

Sermões e Estudos

Fernando Quental 14JUL24
Preparado para viver

Tema abordado por Fernando Quental em 14 de julho de 2024

Carlos Oliveira 12JUL24
O vazio no coração do homem

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de julho de 2024

Carlos Oliveira 07JUL24
Como vencer relações difíceis

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de julho de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Oseias 1-14

Estudo realizado por David Gomes em 10 de julho de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário