Como Ser semelhante ao Senhor Jesus Cristo no Conflito

JESUS CRISTO! ESSE NOME TEM PODER! Amém! graças a Deus! | Jesus cristo,  Graças a deus, Cartões postais 

 

     “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual, também, para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Filipenses 2:4-5

      Outra versão diz: “Não cuideis apenas dos vossos próprios interesses, mas também dos outros. Deveis ter a mesma atitude que Cristo Jesus teve”.

     Quando te encontras com alguém para resolver um conflito, primeiro precisas de confessar a tua parte no problema. Depois precisas de ouvir a dor e a perspetiva da outra pessoa.

     Em todos os conflitos - desde os nossos relacionamentos pessoais à política - pensamos que discutimos sobre ideias. Mas, na verdade, discutimos sobre emoções. Sempre que há um conflito, os sentimentos de alguém são feridos; alguém sentiu-se abusado ou menosprezado. Não é a ideia que causa o conflito. É a emoção por detrás da ideia.

     Pessoas magoadas magoam pessoas. Quanto mais alguém estiver a sofrer, maior a probabilidade de atacar todos os outros. As pessoas que não estão a sofrer não magoam os outros. As pessoas que estão cheias de amor são amorosas com os outros. As pessoas que estão cheias de alegria são alegres com os outros. As pessoas que estão cheias de paz estão em paz com todos os outros. Mas as pessoas que estão cheias de dor irão magoar os outros. Irão atacar.

     Se te desejas ligar às pessoas, deves começar com as tuas dores, as tuas necessidades e os teus interesses. Se queres ser um bom vendedor, não comeces com o teu produto. Começa com as dores, necessidades e interesses do teu cliente. Se queres ser um bom professor ou pastor ou qualquer outra coisa, começa com as necessidades, dores e interesses das pessoas.

     Filipenses 2:4-5 diz: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual, também, para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.

     Em tempos de conflito, costumas estar tão ocupado a tentar fazer com que os outros vejam a tua posição que não os ouves? Quando uma pessoa está apenas a falar e não a ouvir, afasta-se cada vez mais emocionalmente.

     Em vez disso, precisas de mudar intencionalmente o teu foco das tuas necessidades para as necessidades do outro. A resolução de conflitos começa com a maneira como vês a situação. A palavra “atente” em Filipenses 2:4 é a palavra grega scopos. É de onde provêm as nossas palavras “microscópio” e “telescópio”.

     Scopos significa “focar”. A passagem continua a dizer que deves ter a mesma atitude que o Senhor Jesus Cristo teve. E pareces-te mais com o Senhor quando te concentras nas mágoas da outra pessoa, e não nas tuas.

     Há um velho provérbio que diz: “Procura compreender antes de procurares ser compreendido”. Quando te concentras nas necessidades da outra pessoa e não nas tuas, consegues entender melhor a situação e seguir em frente na resolução do teu conflito.

 

REFLEXÃO

  • Como a vida do Senhor Jesus Cristo te mostra como cuidar dos interesses dos outros?
  • De que forma prática podes manifestar preocupação com as necessidades dos outros, mesmo quando não estás no meio de um conflito?
  • Como precisas de te preparar antes de entrares na resolução de conflitos para estares preparado para ouvir e te concentrares na outra pessoa?

- R. W.

Sermões e Estudos

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

José Carvalho 24MAI26
O valor da comunicação

Tema abordado por José Carvalho em 24 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário