Misericórdia e Graça

 Há casos em que não perdoar é o certo? Forçar desculpas traz consequências  - 13/12/2022 - UOL VivaBem

 

     … perdoando-vos uns aos outros,… assim como Cristo vos perdoou… – Colossenses 3:13

      Foi relatado no livro de factos de Isaac Asimov que, após a Guerra Civil, Jefferson Davis foi capturado e indiciado por traição. Embora muitos nortistas tenham pedido a execução de Davis, um grupo pediu a sua libertação. Que grupo? Os ex-escravos da plantação de algodão de Davis. Após uma prisão de dois anos, Davis foi libertado, tendo evitado um julgamento.

     Na história acima da era da Guerra Civil, vemos a graça e a misericórdia a operar na pessoa de Davis, tendo sido estendidas pelos seus ex-escravos. Uma explicação básica dos conceitos de misericórdia e graça é a seguinte: Graça é receber algo benéfico que não merecemos e misericórdia é não receber alguma consequência negativa pelo que merecemos.

     Quer estes ex-escravos fossem seguidores de Cristo ou não, eles demonstraram o mesmo tipo de misericórdia e graça que Deus demonstrou para connosco por meio de Cristo Jesus - e o mesmo tipo de graça que devemos estender aos outros.

     Por causa do nosso próprio pecado, merecemos a ira de Deus. Pela misericórdia e graça demonstradas em nosso favor por meio da morte e ressurreição de Jesus, fomos perdoados e libertados da pena do pecado — e além disso — recebemos as grandes bênçãos de sermos adotados na família de Deus. Em troca, Deus pede-nos para estendermos misericórdia e graça aos outros. Como cristãos, falamos muito sobre os conceitos de misericórdia e graça. Mas a verdade é que mostramos se realmente entendemos, ou não, a misericórdia e a graça por meio das nossas vidas. O ponto principal é este: estendemos misericórdia e graça aos outros? Se não, de acordo com o Senhor, nós realmente não entendemos.

     Alguém te maltratou? Já sofreste a injustiça de alguém ou de alguma instituição na nossa sociedade? Nesse caso, exorto-te - por mais difícil que seja - a estenderes a misericórdia e a graça de Deus: perdoa assim como o Senhor te perdoou.

 

APROFUNDANDO:

1. O que achas mais difícil no perdoar aos outros? Que diferença o perdão de Deus na tua própria vida faz na tua capacidade de perdoar os outros?

2. A quem podes estender misericórdia e graça hoje?

LEITURA ADICIONAL:

Mateus 6:14-15; Lucas 17:4; Efésios 1:1-8; 2:4

Por Jim Liebelt

Sermões e Estudos

David Gomes 15SET 2024
Espinheiros e zimbros

Tema abordado por David Gomes em 15 de setembro de 2024

Carlos Oliveira 13SET24
Tenho cancro - e agora?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 13 de setembro de 2024

Fernando Quental 08SET24
O ensino da graça

Tema abordado por Fernando Quental em 08 de setembro de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:17

Estudo realizado em 11 de setembro de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário