Ages da mesma forma - em público e em particular?
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5:8
Estás a trabalhar para construir a tua vida com valores que durem? Se sim, precisas de aprender a viver com integridade.
A Bíblia diz em Mateus 5:8: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”
“Ver Deus” significa experimentar a presença de Deus. Os crentes que têm corações puros, ou limpos, conseguem sentir o poder de Deus. Eles experimentam o perdão de Deus. Eles conhecem o propósito de Deus para as suas vidas. Eles conseguem viver na paz de Deus.
Queres ser uma dessas pessoas? Hoje em dia não se fala muito sobre o ser-se limpo (ou, puro) de coração, mas em vez disso usamos uma palavra com um significado semelhante – “integridade”.
Teres integridade não significa que és perfeito porque, se fosses, nenhum de nós teria! Então, o que significa ter integridade?
Integridade é inteireza.
Muitas pessoas pensam nas suas vidas como um bolo, e as diferentes partes das suas vidas são fatias do bolo. Alguém pode descrever a tua vida assim:
“Esta fatia do bolo é a minha carreira. Esta é a minha vida profissional. Esta é a minha vida espiritual. Depois, esta é a minha vida familiar. Aquela é a minha vida social. Depois, eis aqui a minha vida secreta - os meus impulsos, vícios e as coisas que ninguém mais conhece.
Quando segmentas a tua vida dessa forma, careces de integridade porque a tua vida não é um todo. Integridade significa que és a mesma pessoa em todos os lugares e com todos - no teu discurso, ações e motivos - não importa por que parte da vida estejas a passar.
Integridade é motivação incorrupta.
Quando tens integridade, fazes a coisa certa e pelo motivo certo. Tens motivos puros e não misturados. És sincero e direto em todas as áreas da tua vida e com todas as pessoas. Oras para poder falar com Deus, não para impressionar as outras pessoas.
A Bíblia diz: “Abominação para o Senhor são os perversos de coração, mas os que são perfeitos [ou, íntegros] em seu caminho são o Seu deleite.” (Provérbios 11:20).
Nós estamos interessados na imagem, mas Deus está interessado na integridade. Nós estamos interessados na reputação, mas Deus está interessado no caráter. A reputação tem a ver com o que todos pensam que és; a integridade é o que realmente és. A tua reputação está ligada a quem aparentas ser em público; a integridade está ligada a quem és quando estás sozinho com Deus.
Tens-te preocupado mais com a tua imagem e reputação do que com o teu caráter e integridade? Compromete-te a ser uma pessoa íntegra a partir de hoje.
REFLEXÃO
- As pessoas em cada área da tua vida - os teus colegas de trabalho, colegas de escola, vizinhos, familiares e amigos - usariam as mesmas palavras para te descrever? Porquê, ou porque não?
- Pensa em alguém na tua vida que modela bem a integridade. Que hábito específico podes aprender com essa pessoa?
- Quando te sentes mais tentado a valorizar e proteger a reputação em detrimento do caráter? Porquê?
- R. W.