Como a gentileza acalma o conflito

Kantinho da Edite: Gentileza ,um pedaço de Deus dentro da gente! 

 

     “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1 

      Já reparaste que os seres humanos tendem a imitar as emoções de outras pessoas, especialmente se estivermos sentados ou em pé bem na frente delas? A razão porque  o fazemos é por causa do espelho de neurónios nos nossos cérebros que nos permitem simpatizar e espelhar o que as outras pessoas sentem.

     Por exemplo, se alguém fica com raiva de ti, tu ficas com raiva da pessoa. Se alguém está realmente infeliz e ficas com essa pessoa por tempo suficiente, também ficas infeliz.

     Da mesma forma, quando alguém levanta a voz contra ti, geralmente levantas a voz contra a pessoa. Então a pessoa eleva mais a voz. E tu levantas mais a tua voz. E, as coisas pioram de imediato e as tuas emoções ficam fora de controlo.

     Mas a Bíblia oferece uma maneira diferente de responder: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1 

     Permite que te dê uma pequena dica que te poupará a muita dor de cabeça e conflito no teu casamento, na criação dos teus filhos, nas amizades e no trabalho: quando outra pessoa levantar a voz, abaixa a tua. Ao fazeres isso, estás a demonstrar força sob controlo.

     Outra palavra para força sob controlo é gentileza. A gentileza neutraliza o conflito. Isso diminui a raiva. Uma pessoa gentil não exagera e não é movida pelas suas emoções. Uma pessoa gentil demonstra força sob controlo.

     A palavra grega na Bíblia para “gentileza” é a palavra prautes. Algumas traduções inglesas da Bíblia mais antigas traduzem  prautes por “manso”. A palavra “manso” não é mais usada porque manso tornou-se sinónimo de fraco. Mas gentileza - ou prautes - é tudo menos fraco.

     Na verdade, a palavra prautes era usada para se referir a um garanhão selvagem que havia sido domado. Pensa nessa imagem. Se saíres pelas colinas e encontrares um garanhão selvagem, ele é desenfreado e até perigoso, com uma força que te pode matar rapidamente. Mas se domares esse garanhão, ele ainda continua forte, mas a força fica controlada. A força é engarrafada para uso do amo.

     Quando aprendes a verdadeira gentileza como homem ou mulher de Deus, não te tornas fraco. Apenas colocas a tua força sob o controlo de Deus, sendo esta usada para os Seus propósitos.

 

REFLEXÃO 

  • Qual é a tua reação normal a vozes altas, como quando os teus filhos estão a comportar-se mal ou estás a ter um desentendimento com o teu cônjuge ou amigo próximo?
  • Porque achas que responder com gentileza em vez de raiva é tão desarmante? Porque chamas a atenção das pessoas?
  • Procura formas de praticar a gentileza esta semana. Como as pessoas reagem quando lhes respondes com gentileza? Podes até querer registar os teus esforços e os seus efeitos e compartilhá-los com outros.

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03MAI24
Diz, NÃO!

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de maio de 2024

David Gomes 28ABR2024
O número improvável

Tema abordado por David Gomes em 28 de abril de 2024

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Jer. 1-20

Estudo realizado por David Gomes em 01 de maio de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário