Três maneiras de seguires a Deus através das dificuldades

Número 3 na numerologia: conheça esse cenário intrigante!

 

     “… no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:3

      Nesta série, estamos a aprender como Deus nos conduz repetidas vezes ao longo das nossas vidas pelas Seis Fases da Fé – sonho, decisão, demora, dificuldade, beco sem saída e libertação – para aumentar a nossa fé e desenvolver o nosso caráter.

     A quarta fase que Deus usa para aumentar a tua fé é quando encontras dificuldades na jornada em direção ao teu sonho. Essas dificuldades são testes, dando-te a oportunidade de seguires a orientação de Deus.

     Em Atos 27 Paulo embarca para Roma juntamente com outros prisioneiros numa viagem com muitas dificuldades. Numa parte da viagem, Paulo alertou a tripulação de que, se continuassem a navegar, seriam apanhados por uma grande tempestade e os resultados seriam desastrosos. A tripulação decidiu navegar de qualquer maneira.

     Para evitar os erros que a tripulação cometeu - e seguir fielmente a Deus - eis três coisas de que te deves lembrar quando estiveres a enfrentar dificuldades:

     Segue a Deus, não a opinião dos outros. Na jornada de Paulo, “… o centurião cria mais no piloto e no mestre do que no que dizia Paulo.” (Atos 27:11) Como o “especialista” disse que estava tudo bem, o centurião ignorou um aviso de Deus e concordou em voltar para o mar.

     Se Deus te disser para fazeres uma coisa e todos os especialistas do mundo te disserem para fazer outra, ouve o que Deus diz. A Sua voz é a única que conta.

     Segue a Deus, não a maioria. No navio de Paulo, “… os mais deles foram de parecer que se partisse dali…” (Atos 27:12) O porto onde o navio de Paulo se refugiou estava exposto e não era uma boa escolha para passar o inverno, então a maioria a bordo quis continuar a navegar. Porém, a maioria muitas vezes está errada!

     A pressão dos colegas muitas vezes impede as pessoas de fazerem o que Deus quer que façam. Lembra-te de que um com Deus é a maioria.

     Segue a Deus, não as tuas circunstâncias. “E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam, e, fazendo-se de vela, foram de muito perto, costeando Creta.  Mas, não muito depois, deu nela um pé de vento, chamado euro-aquilão [um furacão].” (Atos 27:13-14) Paulo avisou os outros que eles estavam a dirigir-se para uma tempestade, mas eles navegaram de qualquer maneira.

     Só porque tiveste uma oportunidade, não significa que devas aproveitá-la. Não deves aceitar todos os empregos que te oferecem ou sair com todos que te convidam para sair. Satanás também pode arranjar circunstâncias! Precisas de pedir a direção de Deus.

     Independentemente da dificuldade das circunstâncias que enfrentes na vida, podes permanecer fiel ouvindo o que Deus diz, lembrando-te de que a Sua voz é a única que conta, e seguires a Sua orientação.

 

REFLEXÃO

  • Por que achas que Deus permite que experimentes dificuldades na tua jornada de fé?
  • Que tipo de problema encontraste porque cometeste um dos três erros discutidos no devocional de hoje? Como Deus te livrou nessa situação?
  • Que dificuldades estás a enfrentar hoje? Como Deus te está a chamar para seres fiel nesta difícil circunstância?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário