Porque precisas de ser aberto sobre a tua dor

Fale sobre sua Dor - Escola de Psicanalise de Curitiba 

 

     “Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado”. 2 Coríntios 6:11

      Queres ajudar as pessoas que estão com dor? Então precisas de estar disposto a partilhar como a tua própria dor chamou a tua atenção.

     A dor é uma luz de alerta que nos diz que algo está errado e precisa da nossa atenção. Provavelmente poderias pensar em muitos exemplos de quando a dor chamou a tua atenção.

     O apóstolo Paulo experimentou muita dor na sua vida e contou livremente a história da sua dor para ajudar os outros. Quando estiveres a partilhar a tua própria dor para ajudar os outros, faz estas três coisas:

     Primeiro, sê aberto sobre os teus sentimentos. Tu não podes mascarar os teus sentimentos e ajudar os outros ao mesmo tempo. Paulo disse à igreja em Corinto: “Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.” (2 Coríntios 6:11) Quando estás doente, dizes aos outros que não te estás a sentir bem? Quando estás em baixo ou desanimado, abres-te com as pessoas sobre isso? Dizeres que estás “bem” é a resposta fácil, mas nunca contribuirá para um relacionamento honesto.

     Em segundo lugar, sê humilde sobre as tuas falhas. Paulo diz em Gálatas 6:5: “Porque cada qual levará a sua própria carga.” Como sabes que não és perfeito, não tentes fingir que és. As pessoas não precisam que sejas perfeito. Elas precisam que sejas verdadeiro.

     Terceiro, sê honesto sobre os teus medos. Paulo diz em 2 Coríntios 12:20: “Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis…” Já foste aberto o suficiente para compartilhar os teus medos com alguém, mesmo quando isso te deixou vulnerável? O maior cristão que já viveu admitiu que tinha medos. Esse tipo de honestidade é necessário em relacionamentos autênticos.

     As pessoas feridas ao teu redor precisam de ouvir sobre como lutaste e como Deus te ajudou - mas não precisam disso atado com um lindo laçarote.

     Todos nós temos sentimentos, falhas e medos. É hora de compartilhá-los para o benefício dos outros.

 

REFLEXÃO

  • Como beneficiaste de alguém que compartilhou a sua experiência dolorosa? 
  • Qual é a dor que achas grande demais para compartilhar com alguém? Porque achas que Deus permitiu que passasses por essa dor?
  • Como achas que poderia ser uma ajuda compartilhar a tua dor com outras pessoas?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 23FEV24
Escapatória

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

José Carvalho 18FEV24
Máscara

Tema abordado por José Carvalho em 18 de fevereiro de 2024

Carlos Oliveira 16FEV24
Após a morte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Eclesiastes 1-12

Estudo realizado por David Gomes em 21 de fevereiro de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário