A cura para os impuros

PUREZA | Cristãos Amino Amino 

 

     “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis, antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.” (Tito 1:15).

      Os “puros” aqui são pessoas a quem que Deus salvou pela Sua graça (Efésios 2:8,9), “purificando os seus corações pela fé” (Atos 15:9). Em Creta, onde Tito estava (Tito 1:5), muitos “faladores vãos... da circuncisão” (1:10) diziam aos crentes purificados nas igrejas em Creta que eles seriam “contaminados” se comessem carnes proibidas pela lei de Moisés (Lev. 11:43). Mas nós “não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rom. 6:15), e debaixo da graça “o reino de Deus não é comida nem bebida”. Então “tudo é limpo [ou, puro]para os crentes purificados (Rom. 14 :17,20) - exatamente como Paulo disse a Tito (Tito 1:15).

     “… mas nada é puro para os contaminados [ou, impuros] e infiéis [ou, incrédulos]”, nem mesmo as carnes que Moisés aprovara debaixo da lei! Se te interrogas porque tudo o que um incrédulo come é impuro, é porque tudo o que ele faz é impuro. Lembra-te que tudo o que um incrédulo faz é pecado. Quando um crente ara o seu campo, ele está a ser obediente ao mandamento de Deus de trabalhar para viver, mas “a lavoura dos ímpios é pecado” (Prov. 21:4). As “maravilhas” que os homens não salvos fazem são consideradas “iniquidade” aos olhos de Deus (Mat. 7:22,23), pois todas as suas justiças “são como trapo da imundícia” (Isaías 64:6). Até “o seu entendimento e consciência estão contaminados” (Tito 1:15), pois “abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau [ou, ímpio]” (Pr. 15:26), porque “as suas obras são obras de iniquidade” (Isaías . 59:7).

     A má notícia é que, se a sua mente está contaminada, não podem confiar na sua consciência, por muito que as pessoas não salvas se encorajem umas às outras para “deixarem a sua consciência ser o seu guia”. Paulo sabia por experiência como a consciência dos homens não salvos “está contaminada” (Tito 1:15), pois antes de ser salvo, ele executou brutalmente o povo de Deus “diante de Deus com toda a boa consciência” (Atos 23:1). A sua mente contaminada dizia-lhe que eles é que estavam errados e ele estava certo. Então a sua consciência contaminada não o incomodava nem um pouco, sequer!

     A boa notícia é que existe uma cura para os impuros! Por muito impuros que os homens estejam aos olhos de Deus, o “nosso Senhor Jesus Cristo… Se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniquidade, e purificar, para si, um povo Seu especial… (Tito 2:13,14). “Jesus Cristo... ama-nos e no Seu sangue nos lavou dos nossos pecados (Apocalipse 1:5). Os coríntios eram um grupo de pessoas muito pecadoras, porém Paulo pôde escrever-lhes e dizer: “… haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados, em nome do Senhor Jesus…” (1 Cor. 6:11).

     Como um pecador impuro acede a esse sangue purificador de Cristo? Bem, certamente “não pelas obras de justiça”  (Tito 3:5). Todo pecador purificado sabe isto: “… segundo a Sua misericórdia, nos salvou, pela lavagem da regeneração…” (Tito 3:5). A palavra “regeneração” significa dar “novidade de vida” (Romanos 6:4).

     Se não ligas muito à tua vida atual, porque não deixas que Deus te dê uma nova vida? Uma que começa no momento em que crês que “Cristo morreu por nossos pecados... e... ressuscitou” (1 Coríntios 15:3,4) - vida eterna que nunca terá fim.

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 23FEV24
Escapatória

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

José Carvalho 18FEV24
Máscara

Tema abordado por José Carvalho em 18 de fevereiro de 2024

Carlos Oliveira 16FEV24
Após a morte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Eclesiastes 1-12

Estudo realizado por David Gomes em 21 de fevereiro de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário