Quando queres saber: 'Até quando, Senhor?'
“[Moisés] pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.” Hebreus 11:27
Muitas pessoas sofrem de dor prolongada, seja uma dor crónica física, emocional, espiritual, relacional ou financeira. Talvez estejas a passar por um sofrimento prolongado e sintas que podes ter que suportar isso durante o resto da tua vida.
Temos falado nos últimos dias sobre testes que Deus te dá para desenvolveres o teu caráter, e este é outro. É o teste “Quanto tempo”, quando perguntas: “Quanto tempo, Senhor?”
A Bíblia conta como Moisés teve uma persistência incrível. Ele suportou uma dor enorme na sua vida. Ele suportou críticas e conflitos significativos. Ele tinha todo o direito de dizer: “Até quando, Senhor?”
Hebreus 11:24-26 diz: “Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado, com o povo de Deus, do que, por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo, do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.”
Moisés desistiu de tudo o que muitas pessoas passam a vida a tentar alcançar: fama, fortuna, prazer, posses e posição. Mas ele abriu mão disso porque havia colocado a sua fé e identidade em Deus. Ele confiou nas promessas de Deus, mesmo sendo maltratado juntamente com o povo de Deus. Ele pensou que ser desonrado por amor a Deus valia mais do que os tesouros do Egito - “porque tinha em vista a recompensa.”
A fé é continuar a persistir sem saber por quanto tempo vais precisar de aguentar. E às vezes isso é muito difícil. Então, como continuas na fé quando estás a sofrer? Como desenvolves resistência? Como lidas com a dor prolongada?
Fazes o que Moisés fez: aproximas-te de Deus e ficas sintonizado para poder ouvi-Lo.
Moisés tinha uma sarça ardente através da qual Deus falava com ele. Mas tu não precisas de uma sarça ardente, pois tens a Bíblia. Tudo o que Deus te quer dizer está na Bíblia. A ti, Deus não te vai falar através de um arbusto ou escrever no céu - porque ele já o escreveu num livro.
Deixa de procurar uma visão. Em vez disso, começa a procurar um versículo na Palavra de Deus. Conhecer a revelação, as instruções e as promessas de Deus dar-te-á a capacidade de passares no teste “Quanto tempo”, quando estiveres a passar por uma dor prolongada.
Como Moisés, mantém o teu foco onde este deve estar. A Bíblia diz que “[Moisés] pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.” (Hebreus 11:27).
Se mantiveres os olhos na dor, não conseguirás olhar para cima. Mas se mantiver os teus olhos no teu Salvador, passarás pelas dificuldades com a Sua graça.
REFLEXÃO
- O que terás que sacrificar para permaneceres sintonizado com Deus por meio do estudo regular da Bíblia? O sacrifício vale a pena?
- Quando passas por sofrimento, onde costumas colocar o teu foco?
- O que aprendeste sobre Deus por meio do sofrimento prolongado?
- R. W.