Precisas das promessas de Deus, não de explicações

 

 

     “Pela fé, [Abraão] habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas…” Hebreus 11:9

      Na Bíblia, Deus fez mais de 7.000 promessas, mas não garantiu que cumprirá cada uma delas instantaneamente.

     Como seguidor de Cristo, podes esperar que Deus às vezes teste a tua fé. E um desses testes ocorre quando as promessas de Deus são adiadas. Eu chamo isso de teste “Quando”.

     Sabes que estás a enfrentar o teste “Quando” quando perguntas: “Quando, Senhor? Quando irás responder à minha oração? Quando as coisas irão mudar no meu casamento? Quando vou ficar bom? Quando me vou formar? Quando eu vou ter um bebé? Quando vou conseguir aquela promoção?”

     Vimos ontem como Abraão enfrentou o teste “Onde”. Mas ele também foi atingido pelo teste “Quando”: “Pela fé, [Abraão] habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas…” (Hebreus 11:9).

     Abraão seguiu a Deus com fé para um lugar que não conhecia. Mas quando ali chegou, ele não conseguiu relaxar.

     Por três gerações, Abraão e a sua família foram basicamente nómadas. Mesmo que Deus tivesse prometido dar Israel a Abraão, Ele faria isso no Seu próprio cronograma. Mas Abraão continuou a obedecer porque estava confiante na promessa de Deus para si.

     Deus tem toda a eternidade para cumprir as Suas promessas. Isso significa que algumas das Suas promessas nem sequer serão cumpridas durante a tua vida. Serão cumpridas depois da tua vida terrena terminar.

     É por isso que Deus quer que construas a tua vida nas Suas promessas, não nas Suas explicações. Na verdade, Deus não te deve nenhuma explicação para o que quer que seja na tua vida. Deus é Deus, e tu não. Ele quer que confies nas Suas promessas, não esperes pelas Suas explicações.

     Abraão recebeu uma grande promessa de Deus: Deus faria dele uma nação! Mas depois que Abraão chegou a Israel e ainda vivia como nómada, imagino que ele tivesse perguntado constantemente a Deus: “Quando, Senhor? Deste-me aquela promessa. Quando irás cumpri-la? Ainda não é tempo?” A família de Abraão viveu em tendas por três gerações, e ele era um estrangeiro no seu próprio país.

     Podes estar num teste agora. Estás à espera de uma resposta e parece que não há fim à vista. Perguntas: “Quando, Senhor? Quando irás cuidar deste problema, - do meu relacionamento, das minhas finanças, da minha saúde, do meu futuro?"

     Fé significa que esperas pelo tempo de Deus, sem saber quando.

     Estás num tempo de espera? Não desperdices a espera. Mostra a Deus que confias n’Ele enquanto aprendes e te apegas às Suas promessas. Ao fazeres isso, Deus aumentará o teu caráter e a tua fé.

 

REFLEXÃO

  • Como podes saber quais são as promessas de Deus?
  • Confias em Deus, mesmo que ele não cumpra algumas das Suas promessas nesta vida? Porquê ou porque não?
  • De que formas Deus te está a ensinar paciência enquanto esperas n’Ele?

- R. W.

Sermões e Estudos

Fernando Quental 14JUL24
Preparado para viver

Tema abordado por Fernando Quental em 14 de julho de 2024

Carlos Oliveira 12JUL24
O vazio no coração do homem

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de julho de 2024

Carlos Oliveira 07JUL24
Como vencer relações difíceis

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de julho de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Oseias 1-14

Estudo realizado por David Gomes em 10 de julho de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário