Fraquezas Estruturais

 8 sinais de fraqueza espiritual - Universal.org - Portal Oficial da Igreja  Universal do Reino de Deus - Universal.org – Portal Oficial da Igreja  Universal do Reino de Deus

 

     E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis. - Romanos 8:26

      O meu pai ensinou-me duas lições importantes sobre a condição humana. Primeiro, ele ensinou-me a ser gentil com os outros na jornada, porque todos estão a combater uma batalha. Segundo, ele lembrou-me que todo ser humano tem uma fraqueza estrutural. Alguns de nós lutam com a ganância, outros com o medo. Uma pessoa luta contra a luxúria e outra contra o orgulho. Cada um de nós tem um calcanhar de Aquiles e mantemo-lo cuidadosamente escondido sob um verniz de autossuficiência e sucesso. A sobrevivência do mais apto ensina-nos a explorar as fraquezas dos outros; o Senhor Jesus Cristo ensina-nos a curar as feridas dos outros, não a deleitarmo-nos em descobri-las.

     O bem conhecido escritor F. B. Meyer, evangelista e pastor inglês, disse uma vez que quando vemos um cristão em pecado, há duas coisas que não sabemos. Primeiro, não sabemos o quanto ele ou ela tentou não pecar. Em segundo lugar, não conhecemos o poder das forças que o atacaram. E quem sabe o que teríamos feito na mesma situação?

     Para evitar sentir vergonha, muitas vezes somos tentados a estar mais conscientes das falhas dos outros do que das fraquezas gritantes que os outros provavelmente veem nas nossas vidas. O Senhor Jesus Cristo perguntou: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” (Mateus 7:3)?

     Não há dúvida de que as deficiências estruturais precisam de ser tratadas. No mundo material, a engenharia defeituosa pode ser fatal. No mundo espiritual, falhas de caráter incontestáveis ​​podem ser igualmente catastróficas. O objetivo é que cada um de nós seja agente de cura que sara instintivamente os feridos, encoraja os abatidos e restaura os que caíram.

     O Senhor Jesus Cristo referiu-Se ao Seu inimigo, Satanás, como “o Acusador”. Na nossa pressa em nos defendermos a nós mesmos e as nossas doutrinas, sejamos céleres em perceber que cada pessoa que encontramos está a tentar fazer progresso na sua vida. Brincarmos de juiz e júri força a uma auto-justiça que os seres humanos não foram feitos para possuir. Em vez disso, hoje temos a oportunidade de ser encorajadores. Quando vemos alguém a lutar, podemos unir as nossas orações com as próprias orações de Deus pelos Seus santos problemáticos. O grande benefício de viver dessa maneira é que outros retribuirão o favor com misericórdia e Deus também. Quem podes encorajar hoje?

 

APROFUNDANDO:

1. Estás disposto a admitir a tua fraqueza estrutural para te fortaleceres na tua fé?

2. Conheces alguém que esteja a lutar hoje e o que pode fazer para o incentivar?

LEITURA ADICIONAL:

Hebreus 4:16; Salmo 147:3

Por Dan Johnson

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário