Ter e manter

Guardar a fé como um tesouro 

 

     “Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé” (1 Timóteo 1:19).

      Aqueles que ensinam que a salvação pode ser perdida usam este versículo para dizer que, a menos que mantenhamos, ou conservemos, um forte controlo sobre a fé que nos salvou, naufragaremos na mesma e perderemos a nossa vida eterna. Mas quando comparamos o uso que Paulo faz da palavra conservar aqui com o que ele disse a Tito, a saber, “retendo [ou, mantendo] a fiel Palavra” (Tito 1:9), entendemos que “a fé” aqui aludida se refere ao corpo de verdade confiado ao apóstolo Paulo. O contexto aqui não é a salvação, mas militar uma boa milícia (1 Tm. 1:18) contra homens que ensinam falsas doutrinas (cf. v. 20). A maneira de se militar uma boa milícia na dispensação da graça é, como Paulo disse mais tarde a Timóteo, “Conserva[r] o modelo das sãs palavras, que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 1:13).

     Devemos manter esse aperto firme da verdade paulina em “boa consciência”. As pessoas dizem para “deixares que a tua consciência seja teu guia”, mas Paulo viveu “em boa consciência” (Atos 23:1) desde os seus antepassados ​​(2 Tim. 1:3). Isso significa que mesmo perseguindo o povo de Deus até à morte como Saulo de Tarso fazia, a sua consciência estava limpa! Isso porque ele “o [fez] ignorantemente” (1 Tim. 1:13). Isto é, ele não sabia que estava a perseguir o povo de Deus. Ele pensava que o Seu povo era herege e que ele estava a servir a Deus ao matá-los (João 16:2). Isto mostra-te o quão perigoso é deixares que a tua consciência seja teu guia? Uma consciência só é boa se a luz da verdade de Deus estiver a brilhar sobre ela!

     A este respeito, a consciência é como um relógio. Um relógio de sol só dá a hora certa quando a luz certa está a brilhar sobre ele. Se olhares para um relógio de sol sob a luz da lua, obterás uma leitura incorreta. E se à noite incidires sobre ele uma lanterna, podes fazer com que ele dê a hora que quiseres. Os terroristas que lançaram os aviões contra as Torres Gémeas fizeram-no em sã consciência. As pessoas nascem com uma consciência que lhes diz que homicídios assim são errados, mas uma consciência pode ser “cauterizada”" por “doutrinas de demónios” (1 Tim. 4:1,2). Quando isso acontece, as pessoas perdem “todo o sentimento” (Efésios 4:19), e não sentem mais os ímpetos de uma consciência iluminada pela Palavra de Deus.

     Muitas pessoas dizem que a doutrina não é importante, mas as pessoas mortas por Saulo de Tarso sabem melhor, assim como as vítimas do 11 de setembro. Os erros que cometes na vida podem não ser tão hediondos, mas a menos que a tua consciência seja iluminada pela “fé” confiada ao apóstolo Paulo, a luz de alguma outra fonte fará com que a tua consciência faça uma leitura defeituosa, e não sejas capaz de militar a boa milícia pelo Senhor na dispensação da graça.

     Alguns, nos dias de Paulo, tinham rejeitado, ou, deixado, a fé, uma frase bíblica para divórcio (Mat. 5:31). Mas Deus deu-nos o corpo de verdade paulina para ter e manter. Vamos mantê-lo seja melhor ou pior a sorte, seja rico, ou pobre, na doença e na saúde, até que a morte nos separe.

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário