Ter e manter
“Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé” (1 Timóteo 1:19).
Aqueles que ensinam que a salvação pode ser perdida usam este versículo para dizer que, a menos que mantenhamos, ou conservemos, um forte controlo sobre a fé que nos salvou, naufragaremos na mesma e perderemos a nossa vida eterna. Mas quando comparamos o uso que Paulo faz da palavra conservar aqui com o que ele disse a Tito, a saber, “retendo [ou, mantendo] a fiel Palavra” (Tito 1:9), entendemos que “a fé” aqui aludida se refere ao corpo de verdade confiado ao apóstolo Paulo. O contexto aqui não é a salvação, mas militar uma boa milícia (1 Tm. 1:18) contra homens que ensinam falsas doutrinas (cf. v. 20). A maneira de se militar uma boa milícia na dispensação da graça é, como Paulo disse mais tarde a Timóteo, “Conserva[r] o modelo das sãs palavras, que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 1:13).
Devemos manter esse aperto firme da verdade paulina em “boa consciência”. As pessoas dizem para “deixares que a tua consciência seja teu guia”, mas Paulo viveu “em boa consciência” (Atos 23:1) desde os seus antepassados (2 Tim. 1:3). Isso significa que mesmo perseguindo o povo de Deus até à morte como Saulo de Tarso fazia, a sua consciência estava limpa! Isso porque ele “o [fez] ignorantemente” (1 Tim. 1:13). Isto é, ele não sabia que estava a perseguir o povo de Deus. Ele pensava que o Seu povo era herege e que ele estava a servir a Deus ao matá-los (João 16:2). Isto mostra-te o quão perigoso é deixares que a tua consciência seja teu guia? Uma consciência só é boa se a luz da verdade de Deus estiver a brilhar sobre ela!
A este respeito, a consciência é como um relógio. Um relógio de sol só dá a hora certa quando a luz certa está a brilhar sobre ele. Se olhares para um relógio de sol sob a luz da lua, obterás uma leitura incorreta. E se à noite incidires sobre ele uma lanterna, podes fazer com que ele dê a hora que quiseres. Os terroristas que lançaram os aviões contra as Torres Gémeas fizeram-no em sã consciência. As pessoas nascem com uma consciência que lhes diz que homicídios assim são errados, mas uma consciência pode ser “cauterizada”" por “doutrinas de demónios” (1 Tim. 4:1,2). Quando isso acontece, as pessoas perdem “todo o sentimento” (Efésios 4:19), e não sentem mais os ímpetos de uma consciência iluminada pela Palavra de Deus.
Muitas pessoas dizem que a doutrina não é importante, mas as pessoas mortas por Saulo de Tarso sabem melhor, assim como as vítimas do 11 de setembro. Os erros que cometes na vida podem não ser tão hediondos, mas a menos que a tua consciência seja iluminada pela “fé” confiada ao apóstolo Paulo, a luz de alguma outra fonte fará com que a tua consciência faça uma leitura defeituosa, e não sejas capaz de militar a boa milícia pelo Senhor na dispensação da graça.
Alguns, nos dias de Paulo, tinham rejeitado, ou, deixado, a fé, uma frase bíblica para divórcio (Mat. 5:31). Mas Deus deu-nos o corpo de verdade paulina para ter e manter. Vamos mantê-lo seja melhor ou pior a sorte, seja rico, ou pobre, na doença e na saúde, até que a morte nos separe.
por Ricky Kurth