O casamento é feito para ligar

Crédito para casamento: quanto custa? | ComparaJá.pt 

 

     “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor.” 1 Coríntios 11:11

      O casamento não resolve os teus problemas. O casamento não cria os teus problemas. O casamento revela os teus problemas. Simplesmente amplia o que já era um problema quando vivias como adulto solteiro.

     Então, se o casamento não resolve os teus problemas, o que faz o casamento? Porque Deus projetou o casamento em primeiro lugar?

     Deus criou o casamento para ligar homens e mulheres. A Bíblia diz em 1 Coríntios 11:11: “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor.”

     Se te casas ou não, se és mulher, precisas de homens na tua vida; se és homem, precisas de mulheres na tua vida. Porquê? Porque ninguém detém a imagem completa de Deus. As mulheres fazem parte dela e os homens também, e precisamos uns dos outros. Deus ligou-nos dessa maneira. Deus pensou em género, sexo e casamento. Que Deus!

     Já te interrogaste porque Deus fez o homem primeiro e depois a mulher um pouco mais tarde? Porque é que Ele não fez os dois ao mesmo tempo?

     Eu acho que ele fê-lo para benefício de Adão. Acho que ele queria que Adão percebesse o quanto ele precisava de mulheres na sua vida.

     Génesis 2:18 diz: “Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.”

     Tu precisas de companheiros em todas as diferentes áreas da tua vida. Mas o casamento é uma forma particularmente significativa de proporcionar companheirismo; está por si só numa classe relacional.

     Eis o que o Senhor Jesus Cristo tinha a dizer sobre o assunto: “Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne: e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Marcos 10:6-9)

     Esta passagem estabelece três pontos principais sobre o casamento:

     1. O casamento é o plano de Deus. Não é uma tradição que simplesmente podes lançar fora.

     2. O casamento é entre um homem e uma mulher. As suas partes do corpo encaixam-se para um propósito – a criação de todos os outros.

     3. O casamento foi planeado para ser permanente. Isso nem sempre acontece. Deus está sempre pronto e disposto a perdoar-te quando não vives de acordo com os Seus padrões. Mas o casamento é para ser para toda a vida.

     Percebes como estas três afirmações são radicais? Mesmo que muitas pessoas não acreditem nelas, elas ainda são a verdade!

     A realidade da vida hoje é que muitas pessoas vivem fora desse ideal de casamento. Mas só porque vivemos no real, não necessariamente no ideal, não significa que podemos dizer que o ideal não existe.

     O ideal ainda é a maneira como Deus projetou o casamento. E quando escolhes viver dentro desse design, colhes os benefícios da ligação que Deus pretendeu que o casamento proporcionasse.

 

REFLEXÃO

• Porque é importante que uma pessoa solteira entenda o propósito do casamento?

•  Como têm os Cristãos tentado distorcer os três pontos sobre o casamento de Marcos 10:6-9?

• Porque achas que o casamento revela problemas nas pessoas? Quando estás num relacionamento, o que pode fazer sobre essas falhas que o casamento revela?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário