Como começar a sair das dívidas

Entenda o conceito de dívida líquida e suas implicações nos negócios 

 

     “Não detenhas dos seus donos o bem [ou, não retenhas o pagamento das tuas dívidas], estando na tua mão poder fazê-lo.” Provérbios 3:27

      Deus deixa bem claro na Bíblia como Ele Se sente em relação às dívidas. Provérbios diz: “Não detenhas dos seus donos o bem [ou, não retenhas o pagamento das tuas dívidas], estando na tua mão poder fazê-lo.” (Provérbios 3:27). E em Romanos podes ler: “A ninguém devais coisa alguma” (Romanos 13:8).

     Provavelmente já sabes disso intuitivamente, mas Deus deixa claro na Bíblia: a dívida não é uma coisa boa.

     No entanto, muitas pessoas encontram-se afogadas em dívidas. No futuro, estariam dispostas a pagar à medida que avançassem se pudessem terminar de pagar o que devem.

     É isso que Deus quer para ti também. Ele quer que pagues o que deves para que te possa abençoar nas tuas finanças. Mas trabalhar para sair das dívidas não é fácil. Primeiro tens que te comprometer a fazê-lo, e depois precisas de fazer um plano para isso. Vejamos esses dois passos.

     Compromete-te a sair das dívidas. Provavelmente já percebeste que é fácil endividares-te. Nem precisas de pensar nisso. Porém, não consegues livrar-te da dívida. Tens que fazer uma inversão de marcha e começar uma longa subida de volta à colina. Isso exige uma decisão difícil e um compromisso com o tempo e a disciplina necessários para te livrares das dívidas.

     É fácil sentires-te sozinho nesta subida íngreme. Mas Deus sabe exatamente onde estás! Ele sabia que isso iria acontecer há muito tempo. E no meio dos teus problemas, ele quer ajudar-te, fortalecer-te e fazer-te crescer. Ele está contigo neste desafio. Não estás sozinho.

     Faz um plano para sair das dívidas. Sair das dívidas é uma tarefa do dia a dia, passo a passo. E envolve uma palavra que a maioria das pessoas não gosta:

disciplina. Significa não comprares isso, resolveres fazer aquilo, decidir não fazer aqueloutro.

     A Bíblia diz em Provérbios 21:5: “Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo o apressado tão somente à pobreza.”

     Se estás endividado, não ignores este aviso da Bíblia: Cuidado com atalhos apressados. Se estás endividado, estás com dor – e queres sair da dor o mais rápido possível. E é tentador tomares atalhos.

     Porém, em vez de seguires por atalhos apressados, procura o plano de Deus. Em seguida, compromete-te com o plano, determinando fazer o que for preciso para atingires os teus objetivos.

     Imagina onde poderias estar em um ano se tomasses medidas diligentes para te livrares das dívidas. Então resolve dar esses passos todos os dias, confiando na sabedoria e graça de Deus para fazeres a coisa mais difícil.

 

REFLEXÃO

• Porque muitas pessoas lutam para ser disciplinadas com as suas finanças?

• Se não estivesses endividado agora, o que seria diferente na tua vida?

• Imagina onde queres estar financeiramente em um ano. O que terás que fazer todos os dias para alcançar esse objetivo?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 23FEV24
Escapatória

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

José Carvalho 18FEV24
Máscara

Tema abordado por José Carvalho em 18 de fevereiro de 2024

Carlos Oliveira 16FEV24
Após a morte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de fevereiro de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Eclesiastes 1-12

Estudo realizado por David Gomes em 21 de fevereiro de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário