Diz ao teu dinheiro para onde queres que ele vá

Como fazer um plano de orçamento que funcione? – FM2S 

 

     “Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo o apressado tão somente à pobreza.” Provérbios 21:5

      Quase todo mundo quer ser financeiramente responsável. E se tu és um seguidor do Senhor Jesus Cristo, quererás experimentar a bênção de Deus nas tuas finanças. Um passo para alcançares essas metas é planeares os teus gastos — desenvolveres o hábito espiritual de fazeres um orçamento.

     Um orçamento é simplesmente um gasto planeado. É dizeres ao teu dinheiro para onde queres que ele vá, em vez de te interrogares para onde foi. A única maneira de atingires as tuas metas financeiras é, primeiro, determinares como desejas usar o teu dinheiro e, em seguida, fazeres um plano para que isso aconteça dessa maneira.

     A liberdade financeira não advém de se ganhar mais dinheiro. Advém de se gastar menos dinheiro. A liberdade financeira não se baseia em quanto ganhas; baseia-se em como gastas o que ganhas. Podes ser financeiramente livre em quase qualquer nível de rendimento.

     Se não sabes como administrar o dinheiro no teu nível atual, nunca saberás como administrar. Não importa quanto ou quão pouco tenhas, precisas de aprender a planear os teus gastos.

     Provérbios 21:5 diz: “Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo o apressado tão somente à pobreza.” Em muitas culturas hoje, “o apressado” equivale a comprar por impulso – gastos espontâneos e não planeados. A compra por impulso tem essa atitude: vês e queres, então consegues.

     Como quebras o hábito de comprar por impulso? Cortas no orçamento! Montas um plano e dizes ao teu dinheiro para onde queres que ele vá. Então compras simplesmente menos.

     Estudo após estudo tem mostrado que, se compras menos, gastas menos. Se estás endividado, por exemplo, o último lugar que precisas de ir para relaxar é ao shopping. Se não queres ser picado, fica longe das abelhas!

     Estes não são conhecimentos novos e profundos. Mas são certamente difíceis de seguir. É preciso disciplina real para mudares os teus hábitos de consumo e trabalho árduo para escreveres um orçamento e cumpri-lo.

     Mas nos dias em que for mais difícil, lembra-te de que Deus está contigo e quer o que é melhor para ti. Ele quer ver a tua fidelidade na gestão do dinheiro. E Ele ajudar-te-á a dar todos os passos necessários para te tornares um responsável mordomo do que ele te deu.

 

REFLEXÃO

• Porque é importante encontrares uma forma de orçamento que funcione para ti? (Se não conseguires encontrar um estilo de orçamento que funcione para ti, pergunta aos teus amigos como eles controlam os seus gastos.)

• O que podes deixar de fazer para gastar menos?

• Como seria a liberdade financeira na tua vida?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário