Tu colhes mais do que o que plantas
“E digo isto: Que, o que semeia pouco, pouco, também, ceifará, e, o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua, segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:6-7
Se um agricultor sai com um reboque carregado de feijão e o planta num campo, que fruto ele espera produzir? Melancia? Pepinos? Não, ele irá colher feijão. Ele não duvida ou questiona tal resultado - porque tudo o que planta é o que receberá em retorno.
Esta é a lei da reprodução e aplica-se a todas as áreas da tua vida – especialmente nas tuas finanças. Outra maneira de explicar a lei da reprodução é esta: tu colhes o que plantas.
A Bíblia diz em 2 Coríntios 9:6-7: “E digo isto: Que, o que semeia pouco, pouco, também, ceifará, e, o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua, segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria.”
Isso pode funcionar positivamente ou negativamente na tua vida. Se plantas sementes de bondade, as pessoas serão bondosas contigo. Se perdoas aos outros, eles estes perdoar-te-ão a ti. Se fores generoso, as pessoas manifestar-te-ão generosidade.
Mas se estiveres com raiva o tempo todo, as pessoas responderão com raiva. Se enganares outras pessoas, as pessoas irão enganar-te. Se fores maledicente sobre outras pessoas, adivinhas? As pessoas irão falar mal de ti.
A lei da reprodução diz que colhes o que plantas. Mas o princípio da multiplicação diz que também colhes sempre mais do que aquilo que plantas.
Quando colocas um grão de milho no campo, não recebes um grão de milho de volta. Obténs um pé de milho com várias espigas e centenas de grãos em cada uma dessas espigas. Este é o poder exponencial que Deus estabeleceu no universo. Ganhas sempre mais do que o que investes.
É por isso que, quando as pessoas me atacam verbalmente, eu nunca riposto. Porquê? Não quero ficar preso na corrente. Não importa o que me digam, não quero dizer nada de mal a seu respeito porque, se o fizer, irei colher mais do que o que semeei. Em vez disso, escolho fazer exatamente o oposto do que fizeram comigo. Escolho falar bem das pessoas e orar por elas. Porquê? Porque é isso que eu quero receber, e colho sempre mais do que o que semeio.
Provérbios 11:24 diz: “Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda.”
REFLEXÃO
• Como viste o princípio da multiplicação a atuar na tua vida?
• O que esperas dos teus investimentos? Como estás a semear para receber o que desejas colher?
• Como queres que Deus torne o teu mundo maior (Provérbios 11:24)? O que precisas de mudar nas tuas finanças para que aquele possa aumentar a tua influência e doação?
- R. W.