Se tão-somente ...
Deixai os insensatos, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. – Provérbios 9:6
Eu quero ser honesto contigo. Eu não sou o melhor a tomar decisões. Às vezes, sou muito impulsivo para o meu próprio bem. Depois de tomar uma decisão não tão boa, muitas vezes ponho-me a pensar: “Se tão-somente …”
Acho que “se tão-somente” aparece em muitas das minhas conversas com as pessoas, onde fica claro que elas estão a viver no mar do arrependimento pelas decisões que tomaram nas suas vidas. “Se tão-somente eu tivesse dito não àquela oportunidade adúltera.” “Se tão-somente eu tivesse dito não àquele esquema de enriquecimento rápido.” “Se tão-somente eu não tivesse incorrido em tantas dívidas.” “Se tão-somente eu me tivesse casado com uma pessoa crente.” “Se tão-somente eu tivesse dito a verdade.”
Se tão-somente pudéssemos tomar decisões melhores. A boa notícia é que podemos aprender a tomar decisões melhores. Eu gosto muito da passagem bíblica de hoje que nos instrui a deixar os nossos caminhos insensatos para trás e aprendermos a ser sábios. De acordo com esta passagem, a bola está no nosso meio campo. Cabe-nos a nós escolher deixar o nosso passado insensato para trás e buscarmos a sabedoria.
Na hora de tomares decisões, eis o primeiro passo: conversa com Deus. Ok, pode soar básico dizerem-me algo simples como “Fala com Deus”. Mas acho que poucas pessoas realmente o fazem. Pensa nisso. Quando enfrentas uma grande decisão, tu realmente ajoelhas-te, olhas para Deus e dizes: “Deus, preciso da Tua ajuda neste assunto. Eu não não o consigo sozinho. Deus, eu preciso da Tua sabedoria sobrenatural. Preciso da Tua ajuda”?
Acho que nada faria Deus mais feliz do que ser convidado a estar ao nosso lado dando-nos a Sua sabedoria enquanto tomamos decisões. Em Tiago 1:5-7 lemos: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá, liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tiago diz que quando tomas decisões, o melhor lugar para obteres informações é do próprio Deus.
Embora seja sempre uma boa ideia buscar o conselho de um amigo de confiança quando deparamos com uma grande decisão, deixa-me encorajar-te a primeiro buscares a sabedoria do amigo mais sábio e confiável que qualquer um de nós tem: Deus. Vai primeiro a Deus. Fala com Ele. Não há necessidade de viveres a vida na lama do “Se tão-somente”. Deus está sempre a ouvir e está sempre pronto a dar-te generosamente a Sua sabedoria.
APROFUNDANDO:
1. Quais são as grandes decisões que enfrentas hoje?
2. Já conversaste com Deus sobre essas decisões? Se não, porque não?
LEITURA ADICIONAL:
Provérbios 2:6; Provérbios 22:3; Provérbios 3:13-18
Por Doug Fields