Como se devem comportar os homens idosos

Previdência privada para idosos é um bom negócio? Entenda mais sobre 

 

     Recentemente, deparei-me com um site chamado "Mentiras que as mães contam a seus filhos para levá-los a comportarem-se“. Uma mãe disse aos seus filhos que ela tinha um novo aplicativo de telemóvel que a poderia informar quando eles estivessem a comportar-se mal nas suas costas!

      Bem, enquanto as crianças devem seguir o conselho de Paulo de serem obedientes aos seus pais, no Senhor, simplesmente porque, como Paulo continuou a dizer, “isto é justo” (Efésios 6:1), o apóstolo Paulo diz que os “velhos” devem comportar-se por um motivo diferente. Ele disse a Tito,

     “... fala o que convém à sã doutrina. Os velhos que sejam …, graves, …, sãos na fé, …” (Tito 2:1,2).

     Os homens Cristãos idosos devem comportar-se porque é conveniente à sã doutrina que eles professam crer. Essa palavra significa fazer algo parecer bem. Os oficiais nas forças armadas podem ser acusados ​​de “conduta imprópria para oficial e cavalheiro” se se comportarem mal e fizerem os militares parecerem maus, mas os Cristãos idosos devem querer fazer com que a sã doutrina em que acreditam e ensinam pareça boa!

     E isso inclui ser “grave”, uma palavra que significa sério - fatalmente sério! À medida que os homens envelhecem, eles tendem a ficar mais maduros e a não levar as coisas tão a sério como quando eram jovens. Embora tal possa ser bom em algumas áreas da vida, Paulo está a falar sobre o ser sério em assuntos espirituais, e a gravidade das coisas espirituais não diminui com a idade. Então, se és um homem Cristão mais velho, podes querer fazer um balanço da tua vida para determinar se levas a sério o serviço ao Senhor como quando usavas as roupas de um homem mais jovem.

     Paulo diz que os homens idosos também devem ser “sãos na fé”. A palavra “são” significa sadio, saudável e forte. Quando Isaías quis descrever como o povo de Israel era pecaminoso nos seus dias, ele comparou-os ao corpo de um homem doente (Isaías 1:5), dizendo sobre a sua nação, “não há nele coisa (v. 6). Portanto, ser “são na fé” significa ter uma fé forte e saudável.

     Talvez tenhas notado que Paulo não disse que os homens idosos deviam ser sãos na fé, corpo de doutrina. Isto é, ele não disse que eles deveriam ser sólidos no corpo da verdade dado a Paulo para a dispensação da graça. Isso é verdade, mas isso é algo que Paulo expressou anteriormente nesta epístola (Tito 1:13). A palavra “fé”, aqui, significa fidelidade, como quando Paulo escreveu sobre a fidelidade de Deus ao povo de Israel apesar da sua incredulidade (Rom. 3:3). Assim, ao dizer que os homens idosos devem ser “sãos na fé”, Paulo está a dizer que eles devem ser fortes na sua fidelidade ao Senhor.

     E agora que estou a tornar-me num homem idoso, acho que posso entender porque o apóstolo diz isso a homens idosos. É pela mesma razão que ele diz a todos nós, “não nos cansemos de fazer bem” (Gál. 6:9). Isso é um desafio para os crentes de qualquer idade, mas é um desafio particular quando um homem começa a envelhecer. Eu ainda gosto muito de estudar a Palavra e ensiná-la, mas tenho que te dizer que estou a ficar cansado! Então eu posso ver porque Paulo quis dizer aos homens idosos, que eles fossem “sãos na fé”, e não deixassem que o cansaço ou qualquer outra coisa afetasse a solidez da sua fidelidade ao Senhor.

     Portanto, se és um homem Cristão que está disposto a admitir que a palavra “velhos” pode descrever-te, espero que as palavras “grave” e “são na fé” também possam ser usadas para te descrever. Se levas a sério o serviço ao Senhor como aconteceu quando eras jovem, isso certamente revelar-se-á na tua fidelidade a Ele. E Paulo diz que estas coisas são “o que convém à sã doutrina”.

     É claro que uma das formas de ajudar a garantir que serás firme na fé quando envelheceres é começares enquanto és jovem!

     “Lembra-te do teu Criador, nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos, dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Eclesiastes 12:1).

     Serás eternamente feliz por o teres feito!

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29JAN23
Fraqueza

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de janeiro de 2023

Carlos Oliveira 27JAN23
Sem desculpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de janeiro de 2023

Marcio Botas 22JAN23
Asas à fraqueza

Tema abordado por Márcio Botas em 22 de janeiro de 2023

Estudo Bíblico
Colossenses 4:18

Estudo realizado em 25 de janeiro de 2023

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário