Não pares, não desistas

Não desista nunca! 

 

     O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no día do nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus … - 1 Coríntios 1:8-9

      A história de hoje é para aqueles que, como eu, às vezes desanimam com o progresso na sua vida espiritual. Continua, não desistas. Deus irá ajudar-te através do poder do Seu Espírito Santo.

     Conta-se a história de um famoso compositor-pianista que estava programado para se apresentar numa grande sala de concertos nos Estados Unidos. Foi uma noite inesquecível – smokings pretos e longos vestidos de noite – uma extravagância da alta sociedade. Presente na plateia naquela noite, estava uma mãe com seu filho inquieto de nove anos de idade. Cansado de esperar, o garotinho contorcia-se no seu assento. A mãe esperava que o seu filho fosse encorajado a praticar piano ao ouvir o pianista imortal no teclado. Assim, contra a sua vontade, o menino lá foi.

     Quando a mãe se virou para conversar com os amigos, o filho decidiu que não podia mais ficar sentado. Ele afastou-se do lado dela, estranhamente atraído pelas teclas negras do grande Steinway dedicado a concertos e pelo seu banco de couro no enorme palco inundado de luzes ofuscantes. Sem muita atenção do público sofisticado, o menino sentou-se no banco, olhando com os olhos arregalados para as teclas negras e brancas. Ele colocou os seus dedos pequenos e trémulos no sítio certo e começou a tocar “Chopsticks”. O burburinho da multidão foi silenciado quando centenas de rostos franzidos se voltaram-se na sua direção. Irritados e envergonhados, eles começaram a gritar: “Tirem esse miúdo daí!” “Quem traria uma criança tão jovem para aqui?” “Onde está a mãe dele?” “Alguém que o detenha!”

     Nos bastidores, o pianista ouvia os sons e rapidamente colocou na sua mente o que estava a acontecer. Apressadamente, ele pegou no seu casaco e correu em direção ao palco. Sem uma palavra de anúncio, ele abaixou-se atrás do banco, alcançou o garoto e começou a improvisar uma contramelodia para harmonizar e melhorar a interpretação que o garoto fazia de “Chopsticks”. Enquanto os dois tocavam juntos, o famoso pianista não parava de sussurrar no ouvido do menino “Continua. Não desistas, filho. Continua a tocar. Não pares... não desistas.”*

     Deus é o maestro que improvisa uma contramelodia e potencializa os nossos esforços. Como fez o pianista, Ele sussurra ao nosso ouvido. “Não pares…. Não desistas.” Ele reconhece-nos e encoraja-nos a continuar, mesmo quando os nossos esforços parecem pequenos – especialmente aos olhos dos outros (ou como pensamos que os outros veem os nossos esforços).

 

APROFUNDANDO:

1. Já sentiste vontade de desistir? Como esta história te inspira a continuar?

2. De acordo com Filipenses 1:6 e 1 Coríntios 1:8-9, qual é a parte do trabalho de Deus na tua vida?

LEITURA ADICIONAL:

Filipenses 1:6; Salmo 138

* Esta história foi amplamente contada sobre o famoso pianista Ignace Jan Paderewski e pode ser encontrada em muitos sites da Internet. No entanto, truthorfiction.com desafiou a sua autenticidade. Seja verdade ou ficção, para os propósitos desta leitura, é oportuna.

Por Jim Burns

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário