A roda do oleiro

 Fotos de Roda de oleiro, imagem para Roda de oleiro ✓ Melhores imagens |  Depositphotos

 

     E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei Eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor: eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha mão … – Jeremias 18:3-6

      Eu gosto de sujar as mãos. Talvez tenha sido isso que me levou à aula de cerâmica na faculdade. Como o único da turma que não era formado em artes, eu estava bem fora da minha zona de conforto. Ao longo do semestre, aprendemos sobre tipos de argila, texturas e técnicas. Mas, o que eu realmente queria fazer era usar a roda do oleiro. O nosso instrutor fez parecer tão fácil. Sente-se à roda, arregace as mangas, lance a argila preparada no chão, molhe-a, ligue a roda, pressione a argila e crie uma tigela, jarra, prato ou o que quiser!

     Quando chegou a minha vez, fui até à roda e lancei o barro nela... mas errei. Bateu no chão. Eu tentei novamente. Desta vez acertei na roda. Sucesso! Agora eu tinha que moldar a argila num “disco de hóquei” que estava completamente nivelado e centrado na roda. Horas depois, eu estava exausto. As minhas costas doíam por estar curvadas sobre a roda, o meu ombro estava dorido por lançar a argila, os meus dedos estavam com cãimbras por amassar a argila e os meus pulsos pareciam congelados no lugar de pressionar com força suficiente para fazer um “disco de hóquei”. Levei o resto do semestre a criar algo – qualquer coisa – que valesse a pena levar para casa.

     Criar uma obra-prima leva tempo. É preciso paciência, criatividade, visão e premeditação. Foi assim que Deus descreveu o Seu papel na vida de Jeremias. Deus é o oleiro, Jeremias (e nós) somos o barro. Isaías 45:9 afirma: “Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes?” e Isaías 64:8 diz: “Mas, agora, ó Senhor, Tu és nosso Pai: nós o barro, e Tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos”.

     Muitas vezes, queremos estar no controlo, dizendo a Deus o que queremos que Ele faça nas nossas vidas, como queremos que Ele responda a uma oração específica ou como queremos que Ele resolva algo. Mas, quem somos nós para dizer ao nosso Criador o que fazer ou como responder a uma oração ou como responder a um pedido? Como Jeremias, o nosso papel é ser o barro. Isso significa que devemos pacientemente passar pelos processos de preparação, centralização, modelagem e refinamento à vontade de nosso Criador e não o contrário.

 

APROFUNDANDO:

Hoje, não resistas à vontade do Criador. Permite pacientemente que Deus te molde à Sua imagem e numa ferramenta que Ele pode usar para Sua glória.

LEITURA ADICIONAL:

Romanos 9:21; 2 Timóteo 2:20; Gênesis 1:27

Por L. Snyder

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Carlos Oliveira 29MAI26
Porque deve ser Deus a aceitar-te a ti, e não o contrário?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 03 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário