Tu não tens que esquecer
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto.” Romanos 8:28
Já terás ouvido esta frase várias vezes: “Perdoa e esquece”. Há apenas um problema com ela: não consegues fazê-lo. É impossível!
Realmente não consegues esquecer uma mágoa na tua vida. Na verdade, não há razão para tentares. Quando tentas esquecer, estás realmente a concentrar-te na coisa que queres esquecer.
Esquecer não é o que Deus quer que faças. Em vez disso, ele quer que confies n’Ele e vejas como Ele pode extrair bem da dor. Isso é mais importante do que esquecer, porque permite que agradeças a Deus pelo bem que Ele acaba por trazer da situação. Tu não podes agradecer a Deus por coisas que esqueces.
Romanos 8:28 diz: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto.”
A Bíblia não diz que todas as coisas são boas, porque nem todas as coisas são boas. O cancro não é bom. A doença não é boa. O divórcio não é bom. A guerra não é boa. O abuso não é bom. Muitas coisas na vida são más. Nem tudo o que acontece neste mundo é da vontade de Deus.
Mas Deus diz que trará bem das coisas más na tua vida, se confiares n’Ele. Quando vens a Ele e dizes: “Deus, eu dou-Te todos os pedaços da minha vida”, Ele troca os teus pedaços pela Sua paz. Ele traz ao teu coração paz que advém de saberes que – mesmo que não entendas a dor na tua vida – ainda podes perdoar, sabendo que Deus usará essa dor para bem.
Lembra-te que não tens que esquecer a coisa errada que alguém fez contigo. Em vez disso, confia em Deus para te ajudar a perdoar e depois vê como Ele trará bem da tua mágoa.
REFLEXÃO
A quem não perdoaste porque tentaste esquecer a dor que a pessoa te causou?
O que podes fazer hoje para perdoar a essa pessoa, já que esquecer é impossível?
Como viste Deus trazer bem à tua vida a partir de situações dolorosas?
- R. W.