Como restaurar um relacionamento
“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali, diante do altar, a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:23-24
O que pensas quando pensas em perdão? Achas que perdoar também tem que significar simplesmente continuar com o relacionamento como se nada tivesse acontecido? Não significa isso – e, de facto, não deve significar.
Quando alguém comete uma ofensa grave que leva a uma ruptura de relacionamento, o perdão não significa retomar o relacionamento sem alterações. Na verdade, o perdão e a retomada de um relacionamento são duas coisas distintas.
Perdoar é o que a pessoa ofendida faz. Mas é trabalho do ofensor fazer o que for necessário para restaurar e retomar o relacionamento. Dizer simplesmente “desculpa-me”, não basta.
A Bíblia ensina três coisas que o ofensor deve fazer para começar a restaurar um relacionamento que foi quebrado:
Restaurar um relacionamento requer arrependimento. Por outras palavras, ficas realmente triste com o que fizeste. Não dizes apenas: “Sinto muito”. Dizes: “Eu errei. Sinto muito. Por favor, perdoa-me.” Tu podes arrepender-te de te teres esquecido de fazer um recado ao teu cônjuge ou de teres chocado acidentalmente com alguém no supermercado, mas ofensas maiores exigem arrependimento. Quando te arrependes, admites que estás errado, expressas verdadeira tristeza e pedes perdão.
Restaurar um relacionamento requer restituição. Às vezes tens que fazer algum tipo de restituição física. Mesmo quando és perdoado, isso não significa que estás livre das consequências das tuas ações. Ainda podes ter que pagar uma dívida à sociedade ou a um indivíduo pelo que foi danificado ou destruído pelas tuas ações.
A restauração de um relacionamento requer a reconstrução da confiança. A reconstrução da confiança pode levar muito, muito tempo. Quando magoas alguém, o ideal é que essa pessoa te perdoe imediatamente. Mas ela não tem que confiar em ti imediatamente. O perdão é construído sobre a graça e é incondicional; a confiança tem de ser reconstruída ao longo do tempo.
Lembra-te que o perdão e a retoma de um relacionamento não são a mesma coisa. Digamos, por exemplo, que sabes que um colega de trabalho ou um ente querido disse repetidamente mentiras sobre ti pelas costas. Quando souberes da ofensa, é hora de perdoar. Mas, para retomar o relacionamento, o ofensor precisa de se arrepender, fazer a restituição e trabalhar para reconstruir a confiança.
Magoaste alguém? O que precisas de fazer para começar a restaurar esse relacionamento hoje?
REFLEXÃO
- Pensa em alguns exemplos da tua vida em que estiveste realmente arrependido. Como expressaste esse arrependimento?
- Quando alguém te fez restituição a ti? Como isso ajudou a restaurar o teu relacionamento?
- Existe um relacionamento na tua vida em que a confiança foi perdida? Se erraste de alguma forma, o que podes fazer para começar a reconstruir a confiança?
- R. W.