A tua família sabe que os amas?
E converterá o coração dos pais [e mães] aos filhos, e o coração dos filhos aos seus pais [e mães]; para que Eu não venha, e fira a terra com maldição.– Malaquias 4:6
A minha mãe estava muito doente com cancro. Sabíamos que ela ia morrer. Ao longo dos meses da sua doença, a minha mãe e eu tivemos algumas conversas muito especiais sobre a vida, Deus e a nossa família. As minhas emoções eram muitas vezes cruas. Eu queria rir e chorar mais do que nunca.
O corpo da minha mãe estava a desligar-se. Era apenas uma questão de tempo. Quase todos os dias, como seu filho mais novo, eu encontrava tempo fora da correria da vida para me sentar com ela, já que ela estava confinada à sua cama de cuidados paliativos. Naquele mês de julho, eu estava a lutar com a ideia de deixar a cabeceira da minha mãe para ir e falar a 6.000 estudantes no estado do Colorado, EUA, num evento internacional de jovens.
No dia anterior à minha partida, a minha mãe parecia estar melhor do que estava há muitas semanas. Ela disse-me: “Vai e fala aos miúdos e eu estarei aqui quando voltares”. Hesitante, decidi que ela estava certa. Quando saí da sala, ela chamou-me com uma voz muito fraca: “Jimmy, eu amo-te”.
“Eu também te amo, mãe.”
Fui para o Colorado e falei aos estudantes. Após o evento noturno da conferência, voltei ao meu quarto de hotel e tinha uma mensagem para ligar para a minha esposa. Cathy disse-me que a minha mãe falecera.
Fiquei arrasado por não ter estado lá com ela. Depois de uma noite agitada de pensamentos, lágrimas e orações, parti para o aeroporto e então tomei consciência: as últimas palavras que a minha mãe me disse foram: “Jimmy, eu amo-te”. As últimas palavras que eu lhe disse foram: “Eu também te amo, mãe”. Que bênção!
Como é a tua relação com a tua família? Existe uma atmosfera de amor e calor, ou existe alguma hostilidade? Qualquer que seja o teu relacionamento com a tua família, o mandamento bíblico é para seres amoroso e solidário. O veículo de Deus para a fé e o amor é muitas vezes a família. A quem, hoje, precisas de dizer “eu amo-te”?
APROFUNDANDO:
1. O último versículo do Antigo Testamento é Malaquias 4:6. O que achas que esse versículo significa para a geração de hoje? E para os teus próprios relacionamentos familiares?
2. Quem está na tua lista de membros da família ou amigos próximos que poderiam usufruir de uma expressão de carinho e amor da tua parte hoje? O que lhes irás dizer? Se não puderes dizê-lo pessoalmente, escreve uma nota ou um e-mail ou usa o telefone.
LEITURA ADICIONAL:
Salmo 85:10; Provérbios 3:3-4
Por Jim Burns