Amas os teus inimigos?
Mas a vós, que ouvis, digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem; bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. – Lucas 6:27-28
Por vezes eu realmente não gosto do que a Bíblia tem a dizer – e muitas vezes não é sobre as coisas que eu luto para entender, mas as sobre coisas que eu entendo. Como é o caso em questão: os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo sobre o amarmos os inimigos.
Por tudo o que ouço sobre pessoas quererem seguir os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, encontro uma realidade desconcertante. A maioria de nós seleciona as coisas que quer seguir ou as coisas que se encaixam nos nossos ideais de vida. Depois, quando se trata de amar os nossos inimigos, poderíamos desejar que o Senhor tivesse dito:
“Ama as pessoas que estão ao teu redor e que podes amar, faz o bem àqueles que te farão o bem como retribuição, abençoa aqueles que são como tu e ora por aqueles que consideras ser dignos.” Mas, não foi isso que Ele disse. Pelo contrário, o Senhor Jesus Cristo disse:
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe, também, a outra; e, ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; e dá a qualquer que te pedir; e, ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E, se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. (Lucas 6:29-33)
O Senhor Jesus Cristo chama-nos a amar os nossos inimigos – aqueles que nos odeiam, nos amaldiçoam e nos maltratam. Essas são as pessoas que devemos amar – nas nossas ações, não apenas nas nossas palavras.
Este é um ensinamento difícil porque nos chama a ir contra o fluxo da cultura. Ele chama-nos a dar um passo à frente e a fazer o que parece ser uma loucura. Mas aí está a beleza. Amar aqueles que nos odeiam, nos amaldiçoam e nos maltratam é proclamar o reino de Deus e difundir o ódio com amor, pois o amor cobre uma multidão de pecados, tanto dos outros quanto nossos.
APROFUNDANDO:
1. Como lutas com o ensino do Senhor Jesus Cristo para nos amarmos uns aos outros?
2. Existe uma pessoa específica que Deus te esteja a chamar para amares? O que farás para demonstrares amor a essa pessoa?
LEITURA ADICIONAL:
Mateus 5:43-48; Lucas 6:34-36; Romanos 12:9-21
Por Mike DeVries