Como manter o entusiasmo toda a vida
“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” Romanos 12:11-12
Para alcançares os teus objetivos, precisas de descobrir como manter o teu entusiasmo a longo prazo.
Ralph Waldo Emerson disse: “Nada de grande alguma vez foi alcançado sem entusiasmo”. Acredito nisso com todo o meu coração e descobri que é verdade na minha vida. Precisas de ter paixão e entusiasmo, ou nunca chegarás à linha de chegada.
A maioria das pessoas considera-me uma pessoa entusiasmada – e sou. Não sou uma pessoa entusiasmada há apenas uma semana ou um mês. O meu entusiasmo não diminuiu depois de um ano ou cinco anos ou 10 anos. Tenho estado consistentemente entusiasmado com as metas que estabeleci durante mais de 30 anos.
Como o consegues? Como te manténs entusiasmado dia após dia apesar dos reveses, dificuldades, becos sem saída, problemas, pressões e críticas? Como te manténs entusiasmado durante mais de 30 anos?
Pensamento positivo não basta. Impulsionares-te psicologicamente a ti mesmo por iniciativa própria não basta. Falar de otimismo não basta.
A maneira como te manténs entusiasmado por toda a vida encontra-se na palavra “entusiasmo”, que vem da expressão grega en theos. En é a palavra grega para “em”. Theos é a palavra grega para “Deus”. Então en theos significa estar “em Deus”, “cheio de Deus”.
Quando te relacionas com Deus, ficas entusiasmado. É o tipo de entusiasmo que não é afetado pela economia, pelo clima ou pelas tuas circunstâncias. É eterno, porque estás ligado ao Deus eterno. Estás em Cristo.
Paulo diz-te como estar “em Deus” – entusiasmado – em Romanos 12:11-12: “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.”
Se desejas alcançar os teus objetivos, precisas de obter o entusiasmo dado por Deus alegrando-te na esperança, paciente na aflição e fiel na oração.
Começa por fazer esta oração hoje: “Querido Deus, não quero passar mais um dia sem Ti na minha vida, controlando cada parte do meu coração. Eu dedico-me a Ti. Eu ofereço-me como um sacrifício vivo a Ti, como um ato espiritual de adoração.
“Admito humildemente que preciso de ajuda. Eu quero que renoves a minha mente, para que eu possa pensar da maneira que Tu queres que eu pense – com a mente de Cristo. Por favor, perdoa-me pelo meu orgulho. Não quero pensar mais de mim do que deveria. A minha fé precisa de crescer e preciso da Tua ajuda para estabelecer metas que possam ser medidas para que eu possa administrá-las. Perdoa-me por eu tentar mudar-me a mim próprio com as minhas próprias forças.
“Quero encher minha vida de amor. Eu quero encher minha vida de Ti. Ajuda-me a ter prazer em honrar outras pessoas e a concentrar-me em render a minha vida para que possas cuidar das minhas necessidades. Quero nutrir o meu entusiasmo estando em Ti. Ajuda-me a ser alegre na esperança, paciente na aflição e fiel na oração. Em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém."
REFLEXÃO
• Como tentaste na tua própria força ficares entusiasmado para alcançar uma meta por um longo período de tempo? Tiveste sucesso?
• Quando experimentaste o entusiasmo dado por Deus? Como isso mudou a maneira como trabalhaste em direção a um objetivo?
• Em que parte da tua vida precisas, hoje, de ser alegre na esperança, paciente na aflição ou fiel na oração?
- R. W.