Para mudares, entrega-te ao amor
“Porque assim como, num corpo, temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros uns dos outros.” Romanos 12:4-5
Se desejas uma mudança duradoura na tua vida, deves preenchê-la com amor.
O amor é a única coisa que pode mudar o imutável. O amor cura, eleva, fortalece, energiza, refresca e renova. O amor é a força mais poderosa do universo porque, como diz 1 João 4:8, “Deus é amor”.
Como Cristão, onde encontras esse tipo de amor? Em comunhão com outros Cristãos.
Deus ligou o universo de tal maneira que precisamos uns dos outros. Eu preciso de ti e tu precisas de mim. A frase “uns aos outros” é usada 58 vezes no Novo Testamento. Surge em expressões como amar uns aos outros, cuidar uns dos outros, encorajar uns aos outros, apoiar uns aos outros, orar uns pelos outros, saudar uns aos outros, compartilhar uns com os outros.
Deus nunca quis que passasses a vida sozinho. A Bíblia diz em Romanos 12:4-5: “Porque assim como, num corpo, temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros uns dos outros.”
O que significa sermos “membros uns dos outros”? Significa que precisas das pessoas ao teu redor e elas precisam de ti. Vocês tornam-se na família espiritual uns dos outros. Ajudam-se uns aos outros em direção aos vossos objetivos e encorajam-se uns aos outros à medida que se tornam mais semelhantes a Cristo.
A Bíblia é clara sobre como é o amor numa família espiritual: “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros, com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12:9-10)
“… preferindo-vos em honra uns aos outros” – eu gosto disso! Sabes o que isso significa? Significa que quando as pessoas na tua comunidade têm uma vitória na sua saúde, finanças ou qualquer meta que estabeleceram, tu comemoras com elas. E quando a vida é difícil, a tua comunidade de crentes é a primeira a consolar-te e a apoiar-te.
Eis a coisa incrível: Deus configurou o universo para que, quando ajudas outras pessoas, Deus trabalhe simultaneamente nos teus problemas. Há cura na retribuição.
Lembras-te de quando Jó perdeu tudo, incluindo a sua saúde, a sua família e a sua riqueza? No final da história, Deus devolveu tudo a Jó — porque Jó orou, não por si mesmo, mas pelos seus amigos. A Bíblia diz: “E o Senhor virou o cativeiro de Job, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Job outro tanto, em dobro, a tudo quanto dantes possuía.” (Jó 42:10).
Tu precisas de mudanças duradouras e positivas enquanto trabalhas em direção aos teus objetivos? Entrega-te em amor, e depois vê Deus operar na tua vida.
REFLEXÃO
• Que mudanças desejas fazer na tua vida este ano? Como o apoio de uma família espiritual te ajudará a atingir essas metas?
• Como Deus operou na tua vida ao amares outros Cristãos?
• Quem são as pessoas na tua vida que precisam do teu amor e apoio ou precisam que celebres com elas hoje?
- R. W.