Só tu podes gerir o que medes
“Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um de entre vós, que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12:3
A primeira e maior barreira para mudares em qualquer área da tua vida é o orgulho. O orgulho impede-te de seres honesto sobre as áreas em que precisas de mudar.
Mas, o facto é que todos nós precisamos de mudar. Ninguém tem tudo sob controlo. Eu não tenho tudo sob controlo. Tu não tens tudo sob controlo. A pessoa que mais admiras no mundo não tem tudo sob controlo.
A Bíblia diz que não há nada perfeito na Terra, exceto a Palavra de Deus. Tudo neste planeta está quebrado por causa do pecado. Mas todos nós andamos por aí a tentar impressionar as pessoas. Fingimos que temos tudo sob controlo.
No entanto, se desejas ter uma mudança duradoura na tua vida, primeiro precisas avaliar humildemente o teu estado atual – o que inclui admitir que não tens tudo sob controlo. Tens que deixar de lado o teu orgulho e admitires que tens um problema com as tuas finanças, a tua saúde ou qualquer área com a qual lutas na tua vida.
Romanos 12:3 diz: “Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um de entre vós, que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”
Às vezes, porém, não se pode ver com precisão sem a ajuda de outras pessoas. Tens coragem de pedir que outras pessoas sejam honestas contigo? Estás disposto a perguntar às pessoas mais próximas a ti: “Onde é que eu preciso mudar?”
Porque é tão importante veres-te a ti mesmo com precisão? Porque só tu podes gerir o que medes.
Se não sabes a medida da tua fé, não podes crescer na tua fé. Se não sabes a medida da tua saúde, não te podes desenvolver e crescer com saúde. Se não sabes a medida das tuas finanças, não podes definir metas financeiras. Se não sabes a medida da tua vida espiritual, vocacional ou relacional, então não podes crescer nessas áreas. Só tu podes gerir o que medes.
Estás pronto para uma real mudança de vida? Então, primeiro, deixa de lado o teu orgulho e faz uma medição precisa do teu ponto de situação hoje. Só então serás capaz de ver as áreas onde precisas crescer.
REFLEXÃO
• Quem são as pessoas na tua vida com quem podes compartilhar aberta e honestamente?
• Que áreas da tua vida precisas de avaliar para poderes estabelecer metas realistas de mudança?
• De que formas pode ser feiro o acompanhamento do teu crescimento e progresso?
- R. W.