Três Características dos Objetivos Divinos
“Sem fé é impossível agradar [a Deus].” Hebreus 11:6
Deus preocupa-Se com o tipo de metas que estabeleces. Na verdade, ele quer três coisas dos teus objetivos:
Os objetivos divinos desafiam a tua fé. A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar [a Deus].” (Hebreus 11:6). Para agradares a Deus, precisas de estabelecer metas que exijam fé. Por outras palavras, deves estabelecer metas grandes demais para serem alcançadas por ti próprio.
Se estabeleceres uma grande meta, Deus trabalhará em grande. Se estabeleceres uma meta de tamanho médio, Deus trabalhará de maneira mediana. Se definires uma meta pequena, Deus trabalhará de maneira pequena.
As metas estendem a tua fé. Afirmam que confias em Deus, mas também são declarações do quanto confias em Deus. A Bíblia diz: “Seja-vos feito segundo a vossa fé” (Mateus 9:29).
Os objetivos divinos desenvolvem o teu caráter. Quando defines uma meta que requer fé, mudas ao longo da jornada enquanto trabalhas para alcançar essa meta.
É como o enredo dos filmes – seja o objetivo dos personagens ganhar a guerra, ir à lua ou escalar o Monte Everest. Durante o filme, os personagens enfrentam obstáculos para atingir o objetivo e, como resultado, o seu caráter muda. Crescem.
Deus quer que cresças. Quando morreres, não levarás nenhuma das tuas realizações para o Céu. Mas irás levar o teu caráter. Os objetivos divinos desenvolvem o tipo de caráter que Deus quer que tenhas.
O apóstolo Paulo diz: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus” (Filipenses 3:12).
Os objetivos divinos dão-te esperança. Certa vez li um estudo sobre sobreviventes do Holocausto que passaram pelo inferno dos campos de extermínio. Como é que eles sobreviveram? Todos eles tinham algo em comum: eles tinham algo pelo que esperar.
Os objetivos divinos dão-te uma razão para perseverar, mesmo nos momentos mais difíceis. Jeremias 29:11 diz: “Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.
Quando tens metas, tens a esperança de seguir em frente, mesmo quando sentes vontade de desistir.
Não sei pelo que que estás a passar hoje. Mas independentemente de como é a vida para ti, precisas de um objetivo divino. Persegui-lo desafiará a tua fé, desenvolverá o teu caráter e edificará a tua esperança.
REFLEXÃO
• Como é que as tuas metas revelam o quanto confias em Deus para que faça grandes coisas na tua vida?
• Quando viste Deus desenvolver o teu caráter ao perseguires um objetivo?
• Em que área da tua vida precisas de esperança hoje?
- R. W.