Retém firme ou os contradizentes dar-te-ão a volta!

Teología Dispensacional by Gerson Caleb Ramos Zavala on Prezi Next 

 

     Quando o apóstolo Paulo chegou ao fim da sua lista de qualificações para o ministério, ele encerrou-a insistindo que o ministros da Palavra de Deus deveria sempre

      “Ret[er] firme a fiel Palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes” (Tito 1:9).

     Nós sabemos que aqui Paulo está a falar sobre a fiel Palavra de Deus que Tito havia aprendido dele, pois ele disse a Timóteo para “Conserva[r] o modelo das sãs palavras, que de mim [Paulo] tens ouvido …” (II Tim. 1: 13). Se és ministro da Palavra e não estás a reter firmemente o modelo das sãs palavras encontradas nas epístolas de Paulo, nunca serás capaz de “admoestar” e “convencer os contradizentes” (1:9).

     É claro que se não és um ministro da Palavra, provavelmente estarás a interrogar-te: “O que é um contradizente?” Um contradizente é alguém que contradiz o que dizes. Na Bíblia um contradizente é alguém que contradiz o que Deus diz na Sua Palavra. E cada vez que a palavra contradizer é usada, é atribuída a homens que se opuseram dispensacionalmente à Palavra de Deus.

     Por exemplo, Judas falou sobre “a contradição de Coré” (Judas 1:11). Se não te lembras quem era Coré,

     “… Coré, … tomou consigo Datan e Abiram,  … e levantaram-se  … e se congregaram contra Moisés e contra Aarão, e lhes disseram: Demais é já, pois que toda a congregação é santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles: por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?” (Números 16:1-3).

     Na Lei, Deus deixou claro que Ele havia santificado Moisés e Arão, separando-os de todos os outros em Israel como santos, para Si mesmo. Mas Coré escolheu contradizer a Sua Palavra ao insistir que todas as pessoas eram santas. Isto foi um erro dispensacional. Toda a congregação de Israel será santa no vindouro reino dos céus sobre a Terra. Deus prometeu que eles serão “uma nação santa” e “um reino de sacerdotes” (Ex. 19:6). Mas eles estavam nos dias de Moisés!

     No Novo Testamento, o Senhor prometeu aos Seus seguidores: “… Eu vos darei boca e sabedoria, a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem” (Luc. 21:15). Ele cumpriu essa promessa em Pentecostes, quando “todos foram cheios do Espírito Santo” (Atos 2:4). Estevão foi um daqueles que foram cheios do Espírito (Atos 6:5), “e não puderam resistir à sabedoria e ao espírito com que falava” (v. 10).

     Mas o povo da nação de Estêvão, quando o apedrejaram, apegou-se teimosamente à antiga dispensação da Lei, e recusou a oferta de Pedro da nova dispensação do reino (Atos 3:19). Foi assim que eles se tornaram “um povo rebelde e contradizente” (Romanos 10:21), pessoas que contradiziam a Palavra de Deus dispensacionalmente. Apenas homens como Pedro pareciam dispostos a mudar. Quando o Senhor lhe disse para ir ministrar a um gentio, algo que era “ilegal” debaixo da Lei de Moisés (Atos 10:28), Pedro obedeceu a essa nova ordem dispensacional “sem contradizer” (Atos 10:29).

     Os contradizentes em Creta, onde Tito estava (Tt. 1:5), eram os muitos “desordenados, faladores vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão” que ele menciona no versículo 10. Eles eram “desordenados” porque se recusavam a reconhecer a nova “regra” dispensacional de Paulo (Gál. 6:16) de que “em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma” (v. 15). Eles estavam a cometer o erro dispensacional de pensar que a circuncisão ainda era parte do programa de Deus, contradizendo a palavra fiel que Tito havia recebido de Paulo.

     Amado, a única resposta ao erro dispensacional hoje é “ret[er] a palavra fiel” que ouvimos de Paulo. Somente a verdade paulina pode salvar-nos de todo e qualquer outro erro dispensacional. Retenhamo-la firmemente!

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário