Tens uma rede de segurança?
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhàvelmente misericordiosos e afáveis. 1 Pedro 3:8
Como apascentador, vejo situações todos os dias que ninguém deveria passar sozinho.
Ninguém deveria ter que esperar sozinho no hospital enquanto um ente querido está numa cirurgia de vida ou morte. Nenhuma mulher deveria ter que esperar sozinha pelo relatório do laboratório sobre uma gravidez problemática. Ninguém deveria ter que esperar sozinho por notícias de um campo de batalha. Ninguém deveria ter que ficar sozinho à beira de uma sepultura aberta. Ninguém deveria ter que passar a primeira noite sozinho quando o seu cônjuge acabou de partir.
Os tempos difíceis e as tragédias da vida são inevitáveis; cada um de nós irá enfrentar estas coisas. Mas não precisas passar por essas situações sozinho. Precisas da rede de segurança de Deus para seres ajudado em tempos difíceis.
Qual é a rede de segurança de Deus? É um grupo de outros crentes – um punhado de pessoas realmente comprometidas contigo. Chamamos esse tipo de grupo de comunidade. Eis o plano de Deus para a comunidade: “se um membro padece, todos os membros padecem com ele” (1 Coríntios 12:26 NVI). A comunidade é a resposta de Deus para o desespero.
Romanos 12:15 expressa uma ideia semelhante: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”.
A primeira parte deste versículo é fácil de cumprir. Quando algo bom acontece com alguém, geralmente é fácil participar da festa.
Mas quando alguém está a passar por um momento difícil, pode parecer mais difícil envolveres-te. Mas, na verdade, é simples. Quando estás a passar por uma crise, não queres conselhos; só queres que alguém se sente contigo, segure na tua mão, coloque um braço em torno do teu ombro ou chore contigo. Queres alguém simplesmente para estar contigo.
Paulo diz: “Pelo que exortai-vos [ou, ajudai-vos, encorajai-vos], uns aos outros, e edificai-vos, uns aos outros, como, também, o fazeis” (1 Tessalonicenses 5:11). Mas encorajar outra pessoa nem sempre significa dar um discurso animador ou oferecer palavras de sabedoria. Às vezes, o melhor tipo de encorajamento é ficar sentado em silêncio, esperando e chorando com um amigo.
Tens uma rede de segurança, um grupo de Cristãos com quem sabes que podes contar nos momentos mais difíceis da vida? Se não, dispõe-te hoje a começar a construir essas amizades. Os tempos difíceis da vida são inevitáveis. Não entres neles despreparado.
REFLEXÃO
• Quem faz parte da tua rede de segurança? Como trabalhaste para construir uma comunidade com eles?
• De que modo prático fazes parte de uma rede de segurança para outra pessoa?
• Qual é a diferença entre fazer parte de um estudo bíblico e fazer parte de uma comunidade?
- R. W.